Startups da América Latina podem apresentar soluções para desafio em inovação aberta do Findeslab

Startups da América Latina podem apresentar soluções para desafio em inovação aberta do Findeslab

Findeslab > Inovação Aberta  > Startups da América Latina podem apresentar soluções para desafio em inovação aberta do Findeslab

Startups da América Latina podem apresentar soluções para desafio em inovação aberta do Findeslab

O Openlab é a nova chamada pública em inovação aberta do hub de inovação e conta com desafio proposto pela ArcelorMittal

O Findeslab, hub de inovação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), está com inscrições abertas para a sua nova chamada em inovação aberta: o Openlab. Para a primeira edição, o edital traz o desafio proposto pela ArcelorMittal.

 

A iniciativa tem como objetivo selecionar startups e empresas de base tecnológica, com abrangência em toda América Latina, que já possuam uma solução inovadora pronta e de alto potencial para resolver desafios industriais, total ou parcialmente. Essa solução pode ser um produto ou serviço.

 

“O Openlab faz parte da renovação do nosso portfólio de soluções empresariais, que traz uma proposta de valor com um olhar mais nacional. Ele compõe a nossa Jornada de Desafios, que vem com uma pegada típica das operações de ativação dos ecossistemas de inovação”, aponta o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, Naldo Dantas.

 

Além disso, o Openlab impulsiona esses negócios inovadores por meio de Provas de Conceito (POCs) ágeis e flexíveis, oferecendo também recursos financeiros e acesso ao ecossistema do Findeslab.

 

“Essa nova chamada de inovação aberta marca o nosso novo posicionamento. O Findeslab passa por uma transformação, em que estamos evoluindo para trabalhar desafios mais complexos, conectarmos com startups mais maduras e ter mais agilidade na execução de provas de conceito (POC’s). O Openlab é resultado de uma co-criação com as nossas empresas e startups parceiras, em que buscamos entender as principais necessidades de cada um”, explica a gerente de Inovação do Findeslab, Bianca Souza.

 

As inscrições vão até o dia 18 de agosto e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

Benefícios

 

As startups que se inscreverem no Openlab poderão receber um valor mínimo de R$ 60 mil para desenvolvimento da solução, além de acessar o coworking do Findeslab, participar da co-criação da solução com potencial continuidade dos negócios com a ArceloMittal.

 

Desafio Atual

 

O desafio “Como podemos ter previsibilidade dos produtos controlados faturados para a ArcelorMittal de forma a mitigar possíveis desvios e evitar impactos em requisitos legais?” busca por soluções que possam mitigar os problemas de perdas de produtividade na área de suprimentos da siderúrgica.

 

“Temos a parceria do Findeslab para nos conectar com startups. Apresentamos nossas dores, colocamos o desafio e eles nos trazem, então, a solução. O hub de inovação também nos ajuda a estruturar a complexidade das nossas dores, para chegar nas startups de forma mais leve, mais clara e objetiva. E isso traz muita segurança para gente”, afirma a gerente de Transformação Digital da ArcelorMittal, Fabíola Murta.

 

A ArcelorMittal é líder no Brasil na produção de aço e uma das maiores siderúrgicas do mundo. A empresa é parceira do Findeslab desde a inauguração do hub, em setembro de 2019. Desde então, essa união já resultou em 11 projetos de inovação e conexões com 41 startups.

 

Sobre o Findeslab

 

O Findeslab é a área de inovação da Findes, operado pelo Senai, dedicado a fomentar a inovação e a tecnologia no setor industrial, conectando empresas, startups e instituições de pesquisa para criar soluções inovadoras e competitivas.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.