1º DESAFIO INOVASERRA DE INOVAÇÃO ABERTA:
O objetivo do Evento é estimular empreendedores, moradores, servidores, estudantes e empresas a desenvolverem soluções inovadoras para a melhoria da gestão pública, sejam elas novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador.
Contexto do desafio:
O Município da Serra possui uma população de 536.765 habitantes (IBGE, 2021) com taxa de crescimento de 2% ao ano. Em 2021 foram coletados e dispostos em aterro sanitário um montante de 143.668 toneladas de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), o que dá em média 11.972 mil toneladas/mês, e diariamente cerca de 399 ton. Esse serviço tem um alto custo para a gestão pública; para coletar, transportar e transbordar os RSU foram gastos, em média, R$ 1.643.725/mês, e acrescidos a
esse ainda o custo para a disposição final em aterro sanitário, R$ 896.821/mês, totalizando, R$ 2.540.546/mês. Lembramos que o RSU é somente um dos resíduos que o município é responsável por coletar. Separar os materiais recicláveis, que devem ser higienizados antes de serem descartados, diminui o gasto do poder público com “lixo”, e fortalece a economia circular.
Nosso desafio será encontrar uma forma de estimular/engajar o morador a fazer a separação correta antes do descarte efetivo do lixo, podendo utilizar a criação de uma recompensa para o que o fizer corretamente ou solução para engajamento do munícipe.
Soluções desejadas:
Que o munícipe separe seus resíduos de forma correta para efetivar a coleta seletiva, podendo ser através de ferramentas de tecnologia da informação, gamificação ou outra, que promova o engajamento e comprometimento com a prática correta de descarte do lixo.
Áreas envolvidas:
Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços (SESE).
Contexto do desafio:
Atualmente, o empreendedor necessita ir presencialmente ao CIAMPE (Espaço Empreendedor da Prefeitura da Serra) para receber atendimento específico para o MEI – Microempreendedor Individual. Alguns nos procuraram todo mês e entre os relatos, percebe-se a necessidade ou dificuldade de tempo e deslocamento, ao ter que se ausentar do próprio negócio.
Realizamos em média 1.000 atendimentos por mês e utilizamos para medição, acompanhamento e planejamento, o sistema de atendimento de um parceiro, no qual registramos vários serviços, entre eles: formalização, atualização cadastral e baixa do CNPJ, parcelamento de débitos, emissão do boleto DAS, envio das informações sobre o faturamento bruto através da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Outros serviços oferecidos pelo CIAMPE são: liberação de senha para emissão de nota fiscal eletrônica (prestadores de serviços) e informações para acesso ao microcrédito.
A maioria dos serviços para o MEI são realizados pelos servidores do CIAMPE através do site oficial do governo, o https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Com as novas funcionalidades e regras de negócio para atendimento ao MEI, desde março/2022 passou a ser obrigatório nos atendimentos, que o empreendedor (ou futuro empreendedor) faça pelo smartphone a instalação do App Gov.Br e obtenha o selo prata ou ouro – a fim de aumentar o nível de
confiabilidade da conta para a realização dos serviços referente à formalização, atualização cadastral ou baixa do CNPJ.
Em 2023, será inaugurada a nova sala do CIAMPE com a proposta de ampliar o atendimento para outros públicos e portes empresariais e prestar os serviços de forma mais ágil, utilizando de ferramentas digitais para atendimento online. Nosso objetivo é de entregar qualidade e eficiência, para resultar em um relacionamento continuado, que gere reconhecimento, recomendação, fidelização e satisfação do empreendedor quanto ao atendimento recebido.
Soluções desejadas:
Estruturar um ambiente virtual para o CIAMPE, a fim de registrar e otimizar o atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs), para que este público tenha acesso a maioria dos serviços oferecidos online, com foco numa proposta para melhoria eficiente e satisfação na qualidade do atendimento virtual realizado.
Áreas envolvidas:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico (SEDEP) e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SEICIT).