Findeslab leva iniciativa de inovação aberta pioneira no Estado e no país para Colatina

Findeslab leva iniciativa de inovação aberta pioneira no Estado e no país para Colatina

Findeslab > Inovação  > Findeslab leva iniciativa de inovação aberta pioneira no Estado e no país para Colatina

Findeslab leva iniciativa de inovação aberta pioneira no Estado e no país para Colatina

A largada foi dada para o Inovalab Colatina, um programa voltado para promover a inovação aberta na cidade, lançado nesta quinta-feira (11) em parceria com a Prefeitura Municipal. Essa é uma iniciativa pioneira de interiorização da inovação aberta no Espírito Santo e no Brasil. Afinal, a chamada é a primeira a ser realizada fora dos grandes centros urbanos.

 

“Estamos recebendo muitos pedidos para entender o movimento que estamos fazendo em Colatina. É preciso ter coragem, é preciso iniciativa para lançar um programa como esse. Parabenizo o time da Prefeitura Municipal. Sabemos o quanto tem um esforço grande para mobilizar essas ações e fazer acontecer”, afirma a gerente executiva de Inovação e Tecnologia do Senai ES, Juliana Gavini.

 

Juliana Gavini, gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai 

O projeto conta com a expertise da equipe do Findeslab, que liderou três edições bem sucedidas do Programa de Empreendedorismo Industrial, feito com empresas da Grande Vitória.

 

“A Federação tem um papel importante no propósito de trabalhar junto com as empresas, com mobilização e ativação local para promover esse tema tão importante que é a inovação. É a primeira vez que o Findeslab está fazendo uma iniciativa de interiorização. A gente lança programas que atendem e promovem ações no país inteiro, mas esse em especial é regional”, completa Gavini.

 

E o início dessa parceria já começa com a participação de 11 empresas e instituições, que propuseram 28 desafios a serem solucionados.

 

“Reter talentos e colocar a inovação, de fato na cidade, é fundamental para a sobrevivência do município. Nós estamos dando um passo importante, mas achamos que essa é uma solução vital para nós. Para isso, nós formamos uma boa equipe”, afirma o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi.

 

Guerino Balestrassi, prefeito de Colatina

A própria Prefeitura de Colatina é uma das instituições proponentes de desafios. O Executivo Municipal tem levado a inovação para o centro da estratégia da gestão pública.

 

“A gente precisa cada vez mais envolver as empresas. Fiquei muito feliz em ter, logo de início, dez empresas participando dos desafios. Elas acreditaram. Isso é um chamamento muito importante. Também por uma demonstração de que, de fato, queremos fortalecer a inovação na cidade, o município de Colatina apresentou três propostas, duas pela Secretaria de Administração e uma pelo Sanear”, completou o prefeito.

 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, José Antônio Bof Buffon, ressaltou a importância da parceria do Findeslab no programa.

 

“O Findeslab tem uma competência elevada nesses processos, depois de muitas experiências muito bem sucedidas. E tem do lado de cá, uma cidade empreendedora, muito engajada, onde as pessoas compram, se envolvem, engajam e fazem acontecer”, afirmou.

 

Confira como foi o lançamento!

 

Como funciona?

 

Cada empresa ou instituição participante, incluindo a Prefeitura de Colatina, irá apresentar desafios internos, por meio do edital publicado, a ser solucionado com prática de base tecnológica e inovação.

 

Estão aptos a participarem startups de base tecnológica, estudantes, pesquisadores, micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais, que devem propor solução para esses desafios. Essa solução poderá ser a criação de um app, de uma plataforma de gerenciamento, de atendimento ao público, linha de produção – a depender de cada desafio. Aqui, vale criatividade e domínio tecnológico!

 

O Findeslab, juntamente com as empresas proponentes, irá escolher pelo menos 11 projetos para o desenvolvimento de Provas de Conceitos (POCs) para atender aos desafios. Para isso, cada projeto receberá até R$ 65 mil em recursos financeiros.

 

Naiara Galliani, gerente de Inovação do Findeslab; José Antônio Bof Buffon, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina; com empresas e instituições participantes do Inovalab Colatina

 

Durante seis meses, elas terão acesso à rede de mentores e especialistas para apoio no desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional atuará em conjunto com as startups por meio de mentoria técnicas para o desenvolvimento tecnológico das provas de conceito.

 

Nas próximas semanas, o Findeslab irá realizar agendas presenciais e remotas para sanar eventuais dúvidas que os interessados em se inscrever tenham. Portanto, fique de olho nas nossas redes sociais para conferir as datas.

 

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.