Desafio ArcelorMittal 2022 | Findeslab
 

Desafio ArcelorMittal 2022

A ArcelorMittal tem dois desafios para que você
possa propor soluções criativas e inovadoras!

Desafio 1: Otimizador de Carregamento na Usina

Contextualização

As bobinas de aço são produzidas e resfriadas, e então movimentadas para os pátios de despacho (5), de acabamento (2) ou portos (2).  As carretas são terceirizadas, o que tem um custo associado proporcional à quantidade alocada e ao número de movimentações. Atualmente, a alocação destes recursos é realizada manualmente pelos responsáveis por este processo, em que muitas vezes ocorrem gargalos (carretas paradas, concentração de carretas em determinado pátio, falta de carreta em outros, etc).

Soluções Desejadas

Otimizador de alocação das carretas de acordo com a produção, movimentações e despachos programados, levando em consideração as vocações dos pátios e as destinações das bobinas.


Adicionalmente, a solução deve ser visual e agregar a localização das carretas (dentro e fora da usina), nos permitindo tomar ações, por meio da emissão de alertas, para corrigir rotas, afim de que conseguíssemos tomar ações em tempo real. Idealmente a solução também deve emitir um relatório periódico para auxiliar no processo de medição dos contratos.

Áreas/Setores envolvidos

Logística; Planejamento da Produção; Transformação Digital; Data Office (Infraestrutura); R&D; TI e Automação

Desafio 2: Desenvolvimento de sistema de medição instantâneo de temperatura e teor de oxigênio do metal líquido durante o processo do BOF

Contextualização

A natureza agressiva do processo do BOF dificulta o monitoramento da evolução da temperatura e composição do metal líquido. Atualmente, estas informações são obtidas através do uso de uma lança secundária (sub-lança) que conduz um conjunto de sensores até o aço.

Em geral, esse monitoramento apresenta alto grau de falha na leitura, devido a danos sofridos no equipamento causados por respingos de metal, escória e gases. O bom andamento do processo depende de informações de temperatura e teor de oxigênio confiáveis.

Soluções Desejadas

Desenvolvimento de um sistema mais flexível com leitura instantânea, que permita estimar/medir de forma confiável a temperatura e/ou o teor de oxigênio do metal líquido com a menor interferência possível no processo de sopro de oxigênio.

Áreas/Setores envolvidos

R&D e Aciaria.