Desafio Banestes 2022 | Findeslab
 

Desafio Banestes 2022

O Banestes tem dois desafios para que você
possa propor soluções criativas e inovadoras!

Desafio 1: Agência virtual

Contextualização

Atualmente o cliente Banestes ainda realiza muitas operações/serviços tendo a necessidade de ir presencialmente a uma agência. Porém, devido ao atual cenário mundial, principalmente pós pandemia COVID-19, boa parte da população tem trabalhado de suas casas, evitando aglomerações e interações. Essa nova realidade reduz a demanda por certos atendimentos presenciais.

Ao mesmo tempo, o metaverso é um ambiente que tem potencial para proporcionar uma experiência mais fluida de atendimento digital, se somando aos atuais canais eletrônicos.

Soluções Desejadas

Estruturar uma agência Banestes virtual, permitindo que nossos clientes (e não clientes) possam ser atendidos de forma virtual (sem a necessidade de equipamentos específicos) de forma que possam realizar a maioria de nossos atendimentos/serviços que são oferecidos hoje em uma agência física.
Uma agência virtual, podendo ser em uma plataforma de metaverso, metaverso próprio ou realidade virtual/mista sem metaverso.

Áreas/Setores envolvidos

GEDAI – Gerência de Dados e Inovação

Desafio 2: Blockchain privada Banestes

Contextualização

A tecnologia blockchain é um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa.
Um banco de dados blockchain armazena dados em blocos interligados em uma cadeia. Os dados são cronologicamente consistentes porque não é possível excluir nem modificar a cadeia sem o consenso da rede. Como resultado, você pode usar a tecnologia blockchain para criar um ledger inalterável ou imutável para monitorar pedidos, pagamentos, contas e outras transações. O sistema tem mecanismos integrados que impedem entradas de transações não autorizadas e criam consistência na visualização compartilhada dessas transações.
Os bancos de investimento estão testando blockchain em diversas transações, como emissão de títulos e processamento de pagamentos.

A adoção da tecnologia pelos bancos de varejo poderia trazer benefícios para o processamento de pagamentos de remessas, gerenciamento de questões regulatórias como identificação do cliente e prevenção de fraudes, além de ajudar na avaliação do risco financeiro de clientes novos ou existentes. A grande pressão para que bancos reduzam as despesas também pode estimular o uso de blockchain.

Estudos estimam que US$ 4 bilhões por ano poderiam ser economizados com o uso da tecnologia blockchain em pagamentos internacionais, com outro US$ 1 bilhão de economia anual em custos operacionais associados a novos clientes. “Soluções blockchain” também podem reduzir as perdas anuais de fraude em até US$ 9 bilhões.

Soluções Desejadas

Criação de um sistema com mecanismo blockchain privado para que seja utilizado de acordo com as necessidades do nosso core business, dentre as possibilidades de uso em:
– Validação de transações;
– Smart contract (contrato inteligente, em tradução livre);
– Registro de documentos.

Áreas/Setores envolvidos

GEDAI – Gerência de Dados e Inovação