Inovalab Prefeitura de Colatina | Findeslab
 

Inovalab Prefeitura de Colatina

Conheça os desafios da Prefeitura de Colatina e proponha soluções criativas e inovadoras!

Desafio 1: Solução integrada para gestão dos processos municipais

Contextualização

A Gestão da Prefeitura de Colatina tem atuado em prol da desburocratização e agilidade dos serviços municipais. Neste aspecto, problemas comuns da administração pública são enfrentados diariamente como processos defasados, estruturas focadas na rotina, prática do “sempre foi assim”, duplicidade de atividades, entre outros. Neste aspecto, a atual gestão busca parceiros que possam colaborar com o nosso esforço, agregando soluções inovadoras em gestão de processos públicos. 

Soluções Desejadas

Através do InovaLab, buscamos uma parceria para o desenvolvimento de um mecanismo (conjunto de práticas integradas) sistêmico e adaptado à realidade da gestão do município de Colatina, que vise atingir os obstáculos mapeados. A solução deverá conter etapas de gestão de processos com metodologias ágeis (mapeamento, análise e reestruturação), associada à digitalização de processos (quando pertinente), bem como ter a capacidade de extrair e processar dados empregando a inteligência de negócios (B.I.), estabelecer os indicadores (KPIs) e gerar dashboards para acompanhamento dos resultados pela gestão. Temos como premissas a eficiência da solução e a viabilidade técnica e econômica de implantação no munícipio. 

Desafio 2: Plataforma digital integrada para gestão de banco de fornecedores para compras públicas. 

Contextualização

O setor de compras públicas municipais tem enfrentando dificuldades em formalizar as cotações de forma ágil e coerente com a realidade da região.  A Gestão da Prefeitura de Colatina tem atuado em prol da desburocratização e agilidade dos processos de compras. Problemas comuns da administração pública são enfrentados diariamente, que variam desde a busca por fornecedores habilitados a resposta adequada das empresas. Neste contexto, a atual gestão busca parceiros que possam colaborar com o nosso esforço, agregando soluções inovadoras em gestão de banco de fornecedores. 

Soluções Desejadas

Através do InovaLab, buscamos uma parceria para o desenvolvimento de uma plataforma digital integrada e adaptado à realidade da gestão do município de Colatina, bem como da nova lei de licitação, que vise atingir os obstáculos mapeados. A solução deverá conter etapas de gestão de dados com metodologias ágeis (mapeamento, análise e reestruturação), estabelecer um sistema integrado para atualização de informação, assim como um sistema ágil de busca de informação conforme demanda. Temos como premissas a eficiência da solução, a viabilidade técnica e a economicidade de implantação no munícipio. 

Áreas/Setores envolvidos

Administrativo 

Desafio 3: Redução no tempo de atendimento de serviços solicitados pela população. 

Contextualização

A Sanear presta diversos tipos de serviço à população a 5 distritos no interior de Colatina, tais como correção de vazamentos de água, solução de falta de água, execução de novas ligações, religações de água, correção de transbordamento de esgoto, ligações domiciliares de esgoto e recomposição de pavimentações. São cerca de 2.500 solicitações de serviços por mês. 

 

Atualmente os serviços são executados sob coordenação total do SANEAR, cujo processo contempla três contratos de terceirização, ou seja de equipamentos, viaturas próprias do SANEAR /locadas e pessoal, que em muitas das vezes não possuem integração apropriada. 

 

A dinâmica principal do processo envolve a recepção de solicitações dos clientes através do telefone 08002839733 e pessoais, solicitações de lideranças também por telefone e pessoais, sendo que em feriados e finais de semanas as recepções das solicitações são feitas por vigilantes, através do telefone 2721024302, os quais ficam em guarita existente na sede do SANEAR. 

 

Como podemos reduzir o tempo de atendimento dos serviços solicitados pela população?