O cenário atual é a alta dos custos assistenciais na Operadora de plano de saúde, sem previsibilidade desse custo que gira em torno de 180 milhões por ano, apuramos de um ano para o outro um aumento de 15% do custo, impactando em todo nosso orçamento e gerando uma sinistralidade que corresponde cerca de 82% da nossa receita, somente em serviços de terapias e de diagnósticos aumento de 30% no ano de 2021.
Nosso desafio é buscar uma solução inovadora, uma ferramenta que possa monitorar em tempo real as solicitações de procedimentos médicos dos nossos beneficiários através dos dados colhidos no nosso sistema de gestão, que possam nos auxiliar e agir proativamente na auditoria e previsibilidade dessa utilização, buscando redução do custo assistencial, gestão e transparência de dados e confiabilidade no processo para minimizar e planejar estrategicamente os custos da Operadora.
Provimentos
Fazemos parte da maior cooperativa de saúde do mundo e estamos presentes em mais de 80% do território nacional. A Unimed Noroeste Capixaba conta hoje com mais de 53 mil clientes, 280 médicos cooperados, mais de 550 colaboradores e atuando em 16 municípios da região noroeste do Estado.
Temos uma equipe de Mercado atuante, formada por 10 corretores, além de corretoras de seguros e administradora de benefícios que movimentam por mês, uma média de 1300 inclusões de beneficiários. Atualmente todo nosso processo de venda e cadastro desses clientes acontece de forma manual, com a entrega de diversas documentações, assinatura de contrato e inclusão do beneficiário no sistema Unimed.
Esse processo, além de ser burocrático e por algumas vezes demorado, também gera para Unimed e para o cliente um volume desnecessário de papeis e impressões. Além disso em um mundo cada vez mais digital, proporcionar aos clientes a rapidez e agilidade durante o processo de venda é fundamental.
E é justamente esse o desafio que a Unimed vem propor. Como tornar nosso processo de venda e inclusão dos nossos beneficiários 100% digital, proporcionando rapidez, segurança de dados e eficiência, sem perder a nossa qualidade? Importante destacar que a digitalização desse processo deve estar totalmente integrada com nossos sistemas de gestão internos já existentes.
Mercado
Atualmente, o processo de compra e acompanhamento de produtos químicos regulados pela Polícia Federal e Exército são feitos pela área de suprimentos via SAP, entretanto, quando um fornecedor emite uma nota fiscal de algum produto regulado para a ArcelorMittal a área de suprimentos não tem visibilidade dessa nota, o que abre espaço para possíveis problemas. O volume de Notas fiscais de produtos controlados são em média 10 NF´s/mês.
ENTREGAS
PROPOSTA DE VALOR E BENEFÍCIOS
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Entregas:
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Atualmente a CESAN conta com uma grande quantidade de equipamentos de leitura e envio, em tempo real, de dados como pressão, vazão e nível das unidades de abastecimento de água. Além da utilização dessas informações para operação remota dos sistemas, a Companhia converte as vazões horárias em volumes, para contabilização de indicadores, como os volumes de água tratados e distribuídos por municípios e suas subdivisões.
Estes indicadores são utilizados para controle interno da CESAN e consolidados mensalmente para envio aos agentes públicos, como a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ou seja, essa informação é estratégica para a Companhia.
A coleta dos dados em algumas situações apresenta falhas inerentes ao processo e pode ocorrer devido a falhas dos equipamentos; falha de comunicação; ação humana, entre outros.
Ferramenta tecnológica capaz de gerar estatísticas com base no histórico de dados existentes e preencher as ausências de dados causadas por falhas de forma satisfatória. A ferramenta precisará acessar o banco de dados disponível, tratar os dados e gerar resultados satisfatórios, dentro de desvios estatísticos aceitáveis.
Diante do cenário apresentado, buscamos soluções com expertise técnica, não excluindo soluções existentes no mercado, porém com foco no segmento de saneamento.
Desenvolvimento Operacional/TI
Atualmente a DI OP SER NORT LES MAN possui cerca de 354 afastados por período > 15 dias, sendo a gerência de Operação de Mina SN apresenta 141 afastados, ou seja, cerca de 38% dos afastados da Diretoria. Desses empregados afastados, 82 são por motivos de doenças osteomusculares dentro da gerência. Associado a está condição estão os atestados por períodos < 15 dias, sendo na DI cerca e 463 atestados, gerando cerca de 1.091 dias perdidos, somente no mês de julho, sendo na gerência de Operações de Mina SN representa cerca de 147 atestados, gerando cerca de 330 dias perdidos por motivos de doenças osteomusculares.
Além disso a DI OP SER NORT LES MAN possui cerca de 8.878 exposições a riscos ergonômicos alto e muito alto, sendo na GER OPERACAO MINA SERRA NORTE, possui cerca de 2.638 exposições a riscos ergonômicos alto e muito alto o que corresponde a 29,7% dos riscos na diretoria. Além disso, a GER OPERACAO MINA SERRA NORTE, possui 100% dos GHE com riscos em nível de ação para os riscos de ruído e vibração.
Redução da taxa de absenteísmo, nº de empregados restritos e redução dos riscos ergonômicos.
Gerência de Operação Mina Serra Norte
Gerência Saúde Corredor Norte
No ano de 2022 indenizamos o fornecedor de locação de máquinas de solda R$ 311.400,00 e em 20223 indenizamos R$640.000,00 por máquinas de solda perdidas na área. A área usuária é muito extensa, atendemos todo Complexo Vargem Grande e não conseguimos precisar a localização das máquinas com precisão.
Saber a real localização e sermos alertados sobre qualquer desvio e movimentação das máquinas de solda para fora da área da Vale.
Gerência de Manutenção
O desafio “Aterro Zero” visa eliminar a destinação de resíduos provenientes das etapas de cozimento e lavagem do ciclo produtivo de celulose na Suzano. Esses resíduos incluem impurezas como areia, finos e incozidos contendo nós e palitos. As principais preocupações são as perdas de insumos (madeira e licor) e o impacto negativo nas metas ESG. O objetivo principal é encontrar soluções sustentáveis que permitam a destinação de 100% desses resíduos dentro de cadeias produtivas sustentáveis, tornando a destinação 100% sustentável.
A expectativa de resultados para esse desafio é uma destinação de 100% dos resíduos provenientes das etapas de cozimento e lavagem do ciclo de celulose, sendo essa destinação de forma sustentável, fomentando uma bioeconomia. Dentre o assunto, algumas barreiras de implantação já foram pontuadas, como na fabricação de papelão por uma limitação técnica e na geração de energia como biomassa pela existência de sódio, tendo impacto negativo na eficiência de uma caldeira de recuperação química e por custos logísticos.
Linha de fibras/Meio ambiente
Atualmente os treinamentos referentes a área laboratorial são realizados por nossa equipe técnica de forma presencial para diversos públicos: terceiros que nos apoiam nos laboratórios, outras unidades no Brasil e exterior e visitantes para algumas situações. Gostaríamos de otimizar esses treinamentos de forma didática e virtual, que pudesse simular a realidade e fosse realizada remotamente através dos recursos tecnológicos da indústria 4.0.
Implantar um sistema de treinamentos inteligente no laboratório do centro de tecnologia da DSPI da unidade Aracruz que mantenha a equipe interna, de terceiros e visitantes atualizada nos treinamentos técnicos, de apresentação e de segurança dos processos.
Centro de Tecnologia da Unidade Aracruz
Atualmente utilizamos hastes para a limpeza de resíduos de carga que ficam retidos nas estruturas internas dos porões dos navios, que podem ficar a mais de 10 metros de altura, causando uma situação antiergonômica. A produtividade é baixa, uma vez que é necessária uma equipe de pelo menos 6 pessoas para essa atividade. O acesso ao porão é difícil, sendo necessário o uso de cinto de segurança com talabarte, além disso, o interior do porão é caracterizado como “espaço confinado”.
Eliminação ou redução da exposição aos riscos, podendo a atividade ser realizada com menos pessoas;
Aumento da produtividade, pois além da redução do número de pessoas, a atividade será realizada mais rápido.
GPO – PORTO
As atividades de instalação e ajustes das lonas são realizadas de forma manual. As lonas são pesadas e de difícil manuseio, o que demanda uma grande equipe de aproximadamente 15 a 20 pessoas para realizar essas atividades, por um tempo entre 4 e 6 horas. Durante toda a operação essas lonas precisam ter seu posicionamento ajustado, uma vez que o navio altera sua posição e sofre movimentos continuadamente.
O objetivo é conseguir manter as lonas em condições de trabalho todo o tempo, reduzindo ou até eliminando a necessidade de intervenção humana.
GPO – PORTO
Atualmente, a análise é realizada de forma manual por analistas e advogados. O documento é conferido na íntegra em cada uma das rodadas de discussões com a parte contrária.
Ferramenta capaz de agilizar revisões contratuais, reduzir custos e mitigar riscos.
Jurídico/TI
A ideia consiste em maximizar a previsibilidade das projeções econômicas e financeiras de curto prazo (1 mês a 2 anos) e aumentar a frequência de elaboração de projeções, utilizando técnicas ou ferramentas contemporâneas.
Para maximizar a previsibilidade busca-se correlacionar um maior número de variáveis (endógenas e exógenas) e buscar calibrar o modelo através de maior número de análises e ajustes, dado o aprendizado com os “erros” ao longo do tempo, em especial aprimorando a compreensão dos desvios.
Para aumentar a frequência em que o modelo é gerado/utilizado busca-se uma automatização dos processamentos e das análises necessárias
Aprimorar processos de suporte visando contribuir a tomada de decisão através da automatização das etapas anteriores da construção das projeções.
Controladoria
A EDP Distribuidora está em constante busca pela melhoria da qualidade de energia e serviços, mantendo a conformidade com as regulamentações estabelecidas pela ANEEL. Isso envolve o desafio de monitorar em campo os ativos como transformadores, postes e gerenciar riscos em relação às linhas de distribuição. A eficiência nesse processo é vital, pois afeta a segurança, a qualidade no fornecimento e redução de perdas de energia não contabilizadas. Atualmente, técnicos de campo e empresas contratadas realizam inspeções dos ativos da empresa.
Buscamos uma solução inovadora para o reconhecimento, identificação, mapeamento, classificação e catalogação automatizada de ativos. Através dessa solução, o processo de reconhecimento dos ativos em campo será mais preciso, ágil e automatizado, eliminando a necessidade de intervenção de um operador no local. Resultando em maior eficiência para a distribuidora, reduzindo a morosidade e os custos associados para a empresa.
Planejamento da Manutenção e Geoprocessamento e qualidade
Entender as necessidades dos clientes de energia em todo o Espírito Santo requer dinamicidade tecnológica e eficiência operacional. Hoje, a EDP possui agências autônomas, cabines remotas, e um extenso redirecionamento de atividades em tempo real. O SAP, CRM de execução dos serviços solicitados, possui uma alta complexidade procedimental. Com isso, nosso corpo de atendimento e o pool de vídeo centralizado, responsável por todos os atendimentos remotos, enfrenta desafios ao priorizar a ordem de login nas agências e conseguir realizar as etapas relacionadas aos serviços no SAP.
Esperamos evoluir nossa eficiência operacional, trazendo soluções que interligadas ao nosso gerenciador de filas, promova direcionamentos claros à operação de atendimento sobre priorização de filas e instruções aos procedimentos para execução de serviços. Prever a demanda de clientes diariamente é também de extrema importância para dimensionamento da operação. A constante dinamicidade tecnológica que o atendimento da EDP ES possui, traz oportunidades de evolução significativa através do uso de novas tecnologias.
Canais Presenciais EDP ES
Atualmente, temos dificuldade para representar o nosso Organograma de forma visual (estrutura grande e robusta). Adicionalmente, necessitamos de uma ferramenta que permita simular mudanças no organograma, com resultados e impactos atualizados simultaneamente, como: Variações no número de Headcounts por área, Impactos em Custo, Comparação de Cenários, entre outros.
A nossa expectativa é dar suporte para a Alta Gestão na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao Organograma da empresa. Esperamos fornecer aos usuários uma experiência que seja simples, dinâmica e com previsibilidade de impactos das propostas.
Alta Gestão/Área de RH
Área de trabalho (3 eixos): 305x305mm
Volume de trabalho (4 eixos): 120mm (diâmetro)x270mm (peças cilíndricas) / 110x40x270mm (peças retangulares)
Utilizado para: Usinagem de precisão de peças complexas em materiais não metálicos
Materiais disponíveis: Madeira, plástico e resinas (materiais não-metálicos)
Arquivos aceitáveis: .STL
Exemplos de peças:
Área de trabalho: 230mm x 230mm x 150mm (altura)
Materiais disponíveis: Acetato
Exemplos de peças:
Volume de trabalho: 350x350x400mm
Utilizado para: Impressões de peças menos complexas e de maior volume que as da SLA ou impressão de peças em maior número
Materiais disponíveis: PLA e ABS
Arquivos aceitáveis: .STL
Exemplos de peças:
Área de trabalho: 1400x900mm
Utilizado para: Cortes de chapas de material não-metálico com alta precisão
Materiais cortáveis: MDF (até 6mm), Acrílico (até 12mm), Madeira (até 8mm), Papel, Papelão, Tecidos naturais e sintéticos e borrachas (até 5mm).
Arquivos aceitáveis: .DXF, .AI, .PNG (para gravação).
Exemplos de peças:
Área de trabalho: 115mm x 65mm x 155mm (altura)
Utilizado para: Impressões de peças pequenas, complexas e com alta precisão
Materiais disponíveis: Resina para prototipagem (0,05mm de resolução) e Resina biocompatível (0,05mm de resolução)
Arquivos aceitáveis: .STL
Exemplos de peças:
*Equity: neste contexto relacionado a private equity e investimento em participação, ou seja, trata-se de percentual de participação societária ou aquisição de quotas em empresas.
Contrapartida Econômica:
–
– Os benefícios do programa são exclusivos para os projetos e startups apoiadas e poderão ser suspensos caso não sejam observadas quaisquer das regras do presente instrumento ou do Edital para Inovação da Indústria.
– Os responsáveis pelo projeto deverão comprovar ao longo do programa, que todo recurso empenhado que tenha sido disponibilizado por ações decorrentes deste edital foi utilizado para aquisições e/ou contratações de pessoas ou serviços relativos ao desenvolvimento único e exclusivo do projeto aprovado no próprio edital