As ferrovias têm um grande potencial de transformação regional e nacional através do investimento e desenvolvimento de diversos setores, como saúde e segurança, logística, mobilidade, urbanismo, turismo, entre outros.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas tem 905 km de extensão, atingindo diversas comunidades. Entendemos que a inovação pode ser um meio de acelerar o desenvolvimento sustentável dessas regiões e comunidades.
Além disso, o Inova VM traz em seu DNA a valorização de quem faz a nossa empresa, ao olhar para aspectos pouco percebidos pelo público geral, mas muito significativos para os operadores.
Algumas das maneiras através das quais buscamos impactar positivamente o ambiente de trabalho dos nossos colaboradores:
- Reduzir os cenários de risco para garantir mais saúde, segurança e bem estar aos nossos operadores;
- Impactar no dia a dia de trabalho fornecendo informações estratégicas para a tomada de decisão, de forma mais ágil, preditiva e assertiva;
- Reduzir o desperdício, através da percepção exata do tempo do desgasto dos ítens dos equipamentos;
- Gerar oportunidade para os operadores se capacitarem profissionalmente, através da inovação, novas formas de trabalho e tecnologias.
Atualmente, existem componentes nas diversas áreas de manutenção da EFVM com controle deficiente de estoque, utilização, manutenção, entre outros. Este tipo de descontrole provoca impactos na base de ativos, investimentos desnecessários para a aquisição de componentes e impactos na confiabilidade da manutenção. Outro ponto a se destacar é a troca de componentes sem necessidade por ausência de dados de utilização dos mesmos. Todos esses pontos são ocasionados pela ineficiência na rastreabilidade de componentes e ativos nas manutenções da EFVM.
Identificação do Ativo: soluções para a identificação individual do ativo;
Localização do Ativo: soluções para a visibilidade do ativo após instalação (localização física e/ou local de instalação).
O que é esperado:
• Diminuir a intervenção humana para realização de inventário de componentes e ativos de forma ágil, rotineira e de baixo custo. Esse ponto contribuirá para otimização de estoques/sobressalentes;
• Mitigar os impactos devido à dispersão geográfica: visibilidade de estoque sobressalentes e movimentação de ativos/componentes ao longo da linha férrea;
• Melhorar qualidade e confiabilidade dos dados dos ativos, através de soluções que contribuam para a coleta de dados dos componentes/ativos de forma mais automatizada, diminuindo a intervenção humana. Dessa forma, esperamos que a geração de indicadores, com dados confiáveis dos ativos, contribuam para elaboração de planos de manutenção mais adequados para cada um deles;
• Redução de falhas de digitação com automatização de coleta de dados através da aplicação de tecnologias.
O que NÃO é esperado para os desafios:
• Soluções/Softwares que não contemplem redução de intervenção humana no processo;
• Integrações com Soluções/Softwares legados da Vale;
• Atualmente, já utilizado o ERP SAP, portando não esperamos Soluções/Softwares conflitantes;
• Soluções/Softwares para visualização da saúde dos ativos (ex: Telemetria).
Uma característica particular das ferrovias é a utilização de máquinas, equipamentos e componentes pesados, cujas movimentações são realizadas, parcial ou totalmente, com intervenção humana, o que podem gerar riscos. O cenário atual de soluções ainda não contempla a movimentação mecânica de todos os equipamentos e componentes. Para resolução do desafio, buscamos soluções inovadoras para agregar ainda mais segurança e bem-estar aos colaboradores.
Buscamos soluções com foco em eliminação/redução de riscos nas atividades de movimentação de carga, soluções que contribuam para melhores condições para os empregados na execução de suas atividades (ergonomia, levantamento de carga, etc).
O que é esperado:
• Soluções inovadoras ou já consolidadas no mercado;
• Utilização de tecnologias para garantir a segurança dos empregados;
• Soluções para movimentação de cargas consideradas leves (de 20 a 40kg), podendo ser aplicadas em ambientes fechados (ex: oficinas) e ao longo da ferrovia;
• Dispositivos inovadores que garantam a segurança na movimentação de carga com equipamento de içamento;
• Dispositivos inovadores que corrijam o centro de gravidade da carga durante o içamento e a movimentação;
• Dispositivos inovadores com centro de gravidade zero para içamento e movimentação de pequenas cargas em ambiente fechado;
• Dispositivos inovadores que auxiliem no posicionamento para montagem/instalação de pequenas cargas (exemplo: cilindro de freio de locomotivas).