Missão do BiG 2024 finalizada com sucesso
A segunda missão para internacionalização do programa Brazilian Indtechs in Germany (BiG 2024) encerrou na última quinta-feira (18), na cidade de Stuttgart, na Alemanha.
Durante essa jornada, as startups que foram selecionadas pelo programa participaram de uma trilha de capacitações ministradas por atores do ecossistema de inovação local. As capacitações tiveram como objetivo preparar os empreendedores brasileiros para o mercado alemão por meio de uma imersão de negócios naquele país, com direito a rodadas de negócios com indústrias e empresas locais, benchmarking com o ecossistema de inovação da Alemanha, visitas e experiências culturais da região.
A Analista de Projetos do Findeslab, Ana Amaro, que acompanhou as cinco startups durante a missão na Alemanha, destaca como foi a jornada dessas empresas.
“Durante esses dez dias, as indtechs tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções para as empresas alemãs, para o ecossistema local, viver de perto a cultura alemã e aprender mais a como fazer negócios com as empresas de lá. Eles também tiveram mentorias com vários atores do ecossistema de inovação alemão, realizaram visitas, reuniões com potenciais clientes, e a missão foi bastante promissora. Agora, voltamos ao Brasil e vamos acompanhar junto às indtechs essas conexões que foram geradas e a evolução dos negócios entre eles. Estamos animados para ver essas tecnologias brasileiras rodando dentro das indústrias alemães”, contou.
Estiveram presentes nesta edição as startups capixabas ESGScan, Futurai, IndustriALL, LLK e Tagna Technology.
Confira o depoimento dos participantes:
“Foi muito bacana passar essas duas semanas com o mercado alemão, as pessoas, a cultura, o jeito de lidar com as pessoas. Isso, para a gente, foi muito enriquecedor, não só para a empresa, mas para mim, como pessoa, me engrandeceu fortemente. Sem dúvida nenhuma, foi uma experiência fantástica”. (Felipe Lobo, da startup Futurai)
“Foi uma experiência incrível para mim, acho que para a Industri.ALL como um todo. Conseguimos conhecer várias indústrias, várias pessoas do ecossistema de inovação e industrial dessa região da Alemanha, e conseguimos cumprir todos os objetivos da missão. Foi um primeiro passo importante para a internacionalização”. (Henrique Mill, Industri.ALL)
“Eu aprendi muito, consegui absorver muito da cultura alemã, como a gente consegue fazer negócios com os alemães e como a gente estabelece uma empresa aqui. Realmente, foi uma jornada de muito aprendizado, e para nós da Tagna, tem sido uma experiência fantástica. Como próximos passos, pretendemos estabelecer negócios aqui na Alemanha, tivemos algumas oportunidades e a ideia é dar continuidade a isso, trazendo nossas soluções para cá”. (Jedson Damasceno, Tagna)
“O programa foi maravilhoso, uma oportunidade incrível de poder se conectar com indústrias e empresas aqui da região da Alemanha e ter esse contato com as pessoas certas, com as portas abertas. Essa parceria incrível do Findeslab nos proporcionou isso e estamos muito felizes, e foi um grande crescimento não só da nossa startup, mas pessoalmente também. Saímos da zona de conforto, lidamos com uma nova cultura, novos hábitos, novas formas de pensar, e mesmo assim encontramos o nosso espaço e conseguimos criar um relacionamento forte com o mercado alemão.” (Junio Magela e Pedro Esteves, ESG Scan)
“A experiência foi maravilhosa! A gente não conseguiu somente atingir nossos objetivos, mas gerar novos. Todo mundo foi muito gentil e atencioso. Tive alguns leads promissores e ainda estou tendo conversas com o Ministério do Trabalho aqui da região, então a meta agora é voltar para o Brasil e gerar potenciais clientes e continuar essa relação próxima com a cultura alemã”. (Luiza Farias, LLK)
Sobre o programa
O Brazilian Indtechs in Germany é o programa pioneiro em internacionalização de indtechs brasileiras para Alemanha. Na sua primeira edição, o programa contabilizou mais de 170 conexões em Rodadas de Negócios, que geraram mais de 1 milhão de euros.