Findeslab: Etaure desenvolve plataforma de análise automática de projetos arquitetônicos para Soma Urbanismo no PEI | Findeslab

Findeslab: Etaure desenvolve plataforma de análise automática de projetos arquitetônicos para Soma Urbanismo no PEI

Findeslab > Programa de Empreendedorismo  > Findeslab: Etaure desenvolve plataforma de análise automática de projetos arquitetônicos para Soma Urbanismo no PEI

Findeslab: Etaure desenvolve plataforma de análise automática de projetos arquitetônicos para Soma Urbanismo no PEI

Projeto foi apresentado no encerramento individual do 1º Ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial 2019

 

O Findeslab, hub de inovação da Findes, deu início a fase de encerramento dos projetos 1º Ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial. A primeira reunião de encerramento, realizada on-line, foi sobre o projeto Layout Checker, em desenvolvimento pela startup Etaure para a empresa Soma Urbanismo.

 

O desafio proposto foi desenvolver uma solução para agilizar o processo de aceitação de projetos arquitetônicos e de engenharia enviado por projetistas para o Plano Diretor Urbano (PDU) da Prefeitura de Vitória e demais cidades, que atualmente é feito manualmente, com entrada de projetos presencialmente nas prefeituras.

 

A startup criou um portal web de interface de submissão de projetos e que realiza cálculos, de forma que esses resultados possam ser comparados ao PDU de Vitória e, possibilita a análise automática e alerta ao projetista sobre a ocorrência de divergência.

 

Impressões

 

O apoio do time Findeslab foi um diferencial para a execução do projeto, segundo o Ceo da Etaure, Saulo Bittencourt. “A parceria firmada com o FindesLab, por meio do Programa, gerou a oportunidade de desenvolver a solução. Hoje, como resultado, planejamos a abertura de uma nova empresa como resultado desse casamento Soma e Etaure”, diz.

 

A oportunidade de entrada da empresa, de São Mateus, Norte do Estado, agregou para o negócio, revela o diretor de Inovação da Soma Urbanismo, Flávio Aguilar. “A importância do Findeslab ter aceitado uma empresa de outra área, da construção civil, para dentro do programa diante de outras sete grandes empresas parceiras, resultou em uma participação que trouxe muitos aprendizados, como o entendimento do que é a inovação aberta. Aprendemos, tropeçamos e desenvolvemos um projeto sensacional, construído por muitas mãos”, diz.

 

A participação no programa foi um diferencial para a empresa, segundo o analista de inovação da Soma Urbanismo, Yuri Nico. “Alavancou o alcance de objetivos maiores como a estruturação de uma área de inovação na empresa, possibilitou a criação de um novo negócio e de empresas parceiras, por meio do Radar, outra iniciativa do Findeslab, e a inserção do negócio e da empresa no ecossistema de inovação capixaba”, afirma.

 

Aprendizados

 

A evolução do programa de inovação aberta e a importância de toda equipe do Findeslab e do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (ISTEO-ES) foram levantadas pela diretora de inovação e tecnologia do Senai-ES Juliana Gavini, que falou também das lições aprendidas e as parcerias firmadas. “Esse primeiro grupo vai ficar marcado na história, não só por ser o primeiro, mas por ter sido em um ano difícil, em que todas as empresas e startups precisaram buscar caminhos para viabilizar os projetos. Por isso, ficamos felizes em ver uma parceria efetiva, uma solução funcional, com muito desenvolvimento e lições aprendidas, principalmente na primeira edição do Programa”, diz.

 

A gerente de inovação do Findeslab, Naiara Galliani, destacou o impacto que o Programa gerou para a empresa e a parceria com os envolvidos. “A Soma Urbanismo sempre será uma empresa parceira do FindesLab. De fato o engajamento impactou na melhora da cultura de inovação da empresa, crescimento e posicionamento no mercado capixaba”, pontua.

 

Selo

 

A responsável pelo Programa de Empreendedorismo Industrial, Juliana Binda, apontou todas as ações ocorridas durante o ano de 2020, que asseguraram o sucesso do projeto, e que promoveu 800 ações entre capacitações, mentorias, assessorias e monitoramentos do desenvolvimento da solução.

 

Além disso, apresentou o certificado de participação e o selo de empresa parceira FindesLab para utilizar em seus materiais institucionais, concedido às empresas que cumprirem com os objetivos dos desafios.

 

Programa

 

A primeira chamada do Programa de Empreendedorismo Industrial foi realizada em 2019. O edital foi lançado no dia 6 de setembro, e contou com 14 desafios propostos por oito grandes empresas, além da Soma Urbanismo, são elas: Shell, Vale, Arcelor, Fortlev, ISH, CDTIV e Unimed. Atualmente, as soluções estão em fase de desenvolvimento.

 

Por Fernanda Gomes

Sem comentários

Postar um comentário