ArcelorMittal e Termica Solutions encerram ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial | Findeslab

ArcelorMittal e Termica Solutions encerram ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial

Findeslab > Programa de Empreendedorismo  > ArcelorMittal e Termica Solutions encerram ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial
ArcelorMittal e Termica Solutions encerram ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial

ArcelorMittal e Termica Solutions encerram ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial

Empresa e startup receberam selo de participação do Findeslab e comemoram o resultado do projeto desenvolvido

 

ArcelorMittal e Termica Solutions encerram ciclo do Programa de Empreendedorismo IndustrialO uso da tecnologia como ponte entre sustentabilidade e processos industriais. Esse foi um dos objetivos que marcaram a participação da ArcelorMittal no 1º ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab, que se iniciou em 2019. Para atender ao desafio, a startup Termica Solutions foi quem desenvolveu o projeto ao longo de um ano e seis meses. No dia 19 de maio, as empresas se encontraram para comemorar o encerramento do ciclo e receber o selo de participação do Findeslab.

 

O encontro virtual foi conduzido pela especialista de Inovação do Findeslab, Juliana Binda, que destacou que o ciclo foi marcado por desafios e muita aprendizagem. “Quando a gente fala em encerramento, não quer dizer que o projeto finda. Na realidade, estamos concluindo o ciclo do projeto com o Findeslab e a participação do Senai. O desenvolvimento e a implantação seguem e quero dizer em nome do Findeslab que nos sentimos muito honrados e que projetos como esse trazem aprendizado para o ambiente de inovação”.

 

O projeto “Processos Industriais 4.0 – Tecnologia em Prol da Sustentabilidade” consistiu na criação de um sistema de tomada de decisão para otimizar a geração de energia e minimizar a emissão de subprodutos indesejados na combustão, baseado em análise de dados históricos de condições operacionais e emissões. Durante a reunião de encerramento do primeiro ciclo, as empresas comemoram as entregas realizadas e previstas, que contemplam ganhos como: maior velocidade e assertividade na tomada de decisão, melhor aproveitamento dos combustíveis disponíveis, menor dependência da experiência do operador e maior controle sobre os parâmetros ambientais, garantindo menos emissões.

 

“Nós estamos fazendo um marco, mas ainda não é a verdadeira entrega. Estaríamos cometendo um equívoco entendendo que a tecnologia é a resolução dos problemas. A resolução dos problemas vem dos seres humanos empoderados pela tecnologia. […] Estamos celebrando um bom passo, mas definitivamente ainda não é o passo final. A adoção e o uso da tecnologia é que vão trazer o sucesso pra gente”, pontuou o diretor da Termica Solutions, Claudio Henrique Goldbach.

 

Para esta nova etapa, a ArcelorMittal garantiu a continuidade da parceria, agora com foco na adoção do sistema pelos funcionários. “A gente aprendeu muito nesse processo, na prospecção, prontidão e integração de dados. Essa é a oportunidade de ter um primeiro case de uma solução de advanced analytics industrializada que nasceu de um processo de inovação aberta, e que bacana que está sendo através da relação com o Findeslab”, afirmou o Gerente de Inovação Digital da ArcelorMittal, Lincoln Rezende.

 

Para o desenvolvimento do projeto, a ArcelorMittal e a Termica Solutions contaram também com o apoio do Instituto Senai de Inovação de Londrina (PR) e com a atuação de um profissional contratado por meio de bolsa de extensão tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de todo o suporte do Findeslab e do Senai.

 

Marcando o encerramento do ciclo, as empresas receberam o certificado de participação e o selo de empresa parceira Findeslab para utilizar em seus materiais institucionais, concedido às startups que cumprirem com os objetivos dos desafios.

Sem comentários

Postar um comentário