Artigo: LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA INDÚSTRIAS CAPIXABAS | Findeslab
logo

Somos um hub de inovação para a indústria.

Apoiamos as empresas e os empreendedores em todo o processo de inovação, dos desafios às soluções.

Facebook

2 days ago

FindesLab

Um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) mostrou que o Brasil produz cerca de 33 milhões de toneladas de resíduos industriais. A entidade acredita que 25 milhões não recebem o descarte correto.

Com o objetivo de mudar esse quadro, o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica, localizado em Maringá, desenvolveu uma solução para dar o destino certo aos resíduos gerados pelo processo de usinagem, dentre eles estão os cavacos e pedaços de aço.

O protótipo criado pela equipe do IST também permite que o calor gerado na atividade seja usado para aquecer até 500 litros de água a custo zero e sem emissão de carbono. Empresas do Canadá e dos Estados Unidos demonstraram interesse nesse projeto do @senaipr
... See MoreSee Less

View on Facebook

Artigo: LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA INDÚSTRIAS CAPIXABAS

Artigo: LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA INDÚSTRIAS CAPIXABAS

 

Já parou para pensar que praticamente tudo o que consumimos só é possível de ser produzido a partir de alguns insumos de fonte exclusivamente natural?  Pensando assim, não há dúvidas de quanto nossa relação com o meio ambiente é intrínseca.  De maneira geral as indústrias, independente de seus ramos, ao desenvolverem seus processos produtivos interagem com o meio ambiente.

Se dependemos dos recursos naturais para nossa manutenção no Planeta é urgente e necessário pensar em como equilibrar a relação estabelecida entre o meio ambiente e os meios de produção. É ético, responsável e urgente reconhecer a dependência dos recursos naturais para que os meios produtivos possam manter e ampliar seus negócios.

Preservar e conservar o meio ambiente é obrigação de todos, assim como não há produção sem insumo, também não há vida sem os recursos fornecidos pelo meio ambiente saudável. Contudo, mais do que preservar apenas para garantir os meios de produção, é necessário pensarmos nas futuras gerações. Até porque habitamos um Planeta finito, se não nos preocuparmos com o meio ambiente agora, teremos tempo depois?

Muitas empresas “fracassam” ao tentar implantar projetos ambientais, as vezes parece faltar envolvimento da equipe, que nem sempre concede a devida importância aos projetos de cunho ambiental. Muitas empresas ainda se limitam a obter apenas as licenças ambientais, sem nunca avaliar e gerir os impactos socioambientais decorrentes de seus processos produtivos.

Lembre-se de que: adaptar os processos produtivos aos requisitos ambientais faz parte do DNA das empresas responsáveis, conscientes e que buscam inserir as dimensões ambiental, social, cultural e política em sua cultura interna, despertando nas equipes de colaboradores a busca de soluções aplicáveis para os problemas ambientais que ocorrem em seus locais de trabalho durante a execução de suas tarefas.

Frente a esses desafios em obter, manter as licenças e outras exigências relacionadas à área ambiental, o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST/ES) oferece um leque de serviços especializados na área de meio ambiente, são eles:

  • Elaboração de EIA/RIMA;
  • Renovação de licenças ambientais;
  • Plano de Controle Ambiental – PCA;
  • Processos de licenciamento ambiental;
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Efluentes;
  • Programa de Educação Ambiental para as Indústrias – PEAI;
  • Desenvolvimento do Plano de Atendimento a Situações de Emergência;
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS;
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas.

É importante salientar que para sucesso do trabalho prestado, consultores especializados do IST/ES realizam visita gratuita as empresas interessadas a fim de compreender a real necessidade e oferecer um atendimento customizado.

Por Bruna Neitzel Sepulcri

Sem comentários

Postar um comentário

Comentar
Nome
Email
Website