DemoDay: startups pré-selecionadas apresentam as soluções propostas para o Programa de Empreendedorismo Industrial
As startups participantes do Programa de Empreendedorismo Industrial 2020 do Findeslab apresentaram nesta quinta-feira (26) os pitchs definitivos das soluções propostas para os desafios lançados pelas empresas parceiras. Devido a pandemia de Covid-19, o DemoDay deste ano foi totalmente virtual, com a presença das startups participantes, das empresas e instituições parceiras.
Entre os 253 projetos inscritos neste 2º Ciclo, 24 foram pré-selecionados após uma fase de entrevistas para iniciar a jornada do programa. As atividades iniciaram no dia 03 de novembro, quando esse grupo passou a elaborar os projetos, alinhar expectativas e um trabalho em conjunto com a “Origem by Darwin”. A Origem é uma spin-off da Darwin Startup, uma aceleradora de empresas sediada em Santa Catarina e parceira do Findeslab desde o 1° Ciclo do programa.
Nesta parceria, a Origem, apoia o hub de inovação da indústria na fase de conceito. Durante quase um mês, foi realizado um diagnóstico empreendedor com as selecionadas, uma rodada de entrevistas para entender quem eram os empreendedores por trás de cada startup, as motivações para participar do programa, alinhar expectativas e também conhecer a bagagem de cada uma.
Em seguida, foram realizados workshops de desenvolvimento do cliente (customer development) e de pitch.
E, nesta quinta, foi realizada a apresentação das soluções para as empresas parceiras. No dia 30 de novembro, o Findeslab irá apresentar quais serão as 16 startups que continuarão no hub de inovação no ano de 2021 para desenvolver as suas soluções.
Confira como foram os pitchs:
Programa de Empreendedorismo Industrial
O 2º ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial é a prova do alcance de atuação do Findeslab: neste ano foram 253 inscrições – um aumento de cerca de 31% do número de participantes da edição anterior.
As startups interessadas em solucionar um dos 16 desafios propostos pelas oito grandes empresas parcerias – por meio da inovação aberta – são de 14 estados localizados nas cinco regiões do país, o dobro do alcance da primeira edição.
As parceiras da edição 2020 são ArcelorMitall, EDP Brasil, Fortlev, RealCafé, Samarco, Suzano, Unimed e Vale, que contribuíram para a captação de mais de R$ 5 milhões em recursos para o desenvolvimento das propostas selecionadas. Assim como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); o Sebrae, o Sesi e o Senai Nacional.
Ao todo, já são mais de R$ 15 milhões de recursos captados para o desenvolvimento de projetos de inovação no Espírito Santo.