5 passos para sua empresa começar a inovar | Findeslab

5 passos para sua empresa começar a inovar

Findeslab > Inovação  > 5 passos para sua empresa começar a inovar

5 passos para sua empresa começar a inovar

Os dicionários caracterizam inovação como o ato de inserir novidades. Neste mundo em que tudo muda em um piscar de olhos e novidades são lançadas a todo tempo, não basta ficar apenas assistindo ao mundo evoluir e sim participar desse processo. As empresas devem buscar a inovação a fim de se manterem firme no mercado, ampliando os horizontes de atuação.

 

A inovação se tornou algo mais profundo do que sua definição pelo dicionário, possuindo várias ramificações. Dentre elas, destaca-se a inovação aberta, que é o processo o qual industrias e empresas de todos os portes buscam soluções para seus desafios em ideias desenvolvidas por pessoas ou startups.

 

Se a dúvida vem no começo do processo de inovação não se preocupe! Vamos te mostrar 5 passos para sua empresa começar a inovar.

 

1.Pesquisa:

 

O passo inicial é entender o que a empresa deve priorizar ao buscar inovação. Inovar no setor que já é o mais eficiente pode não trazer resultados. A listagem dos processos realizados dentro da organização com a avaliação do desempenho efetivo de cada um deles pode trazer à tona pontos frágeis nunca antes notados.

 

2. Geração de Ideias:

 

Após identificar o gargalo, busque especialistas, instituições com competência e faça um brainstorming. Lembre-se que quanto maior for o número de pessoas pensando em uma resposta, maior será o número de contribuições significativas. Tente deixar todos à vontade para opinar, isso tornará o ambiente mais propício à inovação. Uma primeira ideia inviável expressada poderá levar alguém a pensar em algo que resolverá o problema. Como já disse Seth Godin: “ Não tenha medo de ter ideias ruins. Ruim é não ter ideias”.

 

3. Escolha a Ideia Mais Apropriada:

 

Após já ter anotado as diversas soluções que surgiram, cabe agora a você escolher a que melhor se aplica ao seu empreendimento. Deve ser analisado o custo benefício de todas as propostas a longo prazo, pensando sempre no desenvolvimento de sua empresa.

 

4. Invista na sua ideia:

 

Finalmente, após ter selecionado qual a melhor opção, é hora de executar o que foi estudado. Nesse sentido, é importante analisar quem dará continuidade a esse processo, visto que um projeto bem feito necessita de mão de obra qualificada. Uma boa alternativa é a contratação de serviços de consultoria com empresas juniores, visto que além de uma qualidade elevada nos serviços, estas, em sua maioria, realizam projetos mais viáveis financeiramente.

 

Sendo assim, procure conhecer novas empresas e buscar opiniões diferentes. Para que um projeto gere resultados, é necessário que seja feito por pessoas capacitadas e que entendam do assunto.

 

5. Extraindo os resultados:

 

Após a execução do projeto, é importante manter o propósito, sempre trazendo pontos de melhoria e propondo mudanças. Manter um projeto fixo, sem atualizações pode acarretar problemas novamente a sua empresa.

 

É importante analisar se o novo projeto está trazendo resultados satisfatórios, de forma que os responsáveis devam, a todo instante, extrair informações por meio de indicadores, analisando-os e propondo planos de ação viáveis.

 

A necessidade de inovar

 

O Global Innovation Index caracteriza o Brasil como um inovador não eficiente, já que dentre os integrantes dos BRICS, somos o último colocado, pois inovamos menos que o necessário e não temos o retorno esperado. Essa característica se deve ao fato de que os empresários, em sua maioria temem o nome inovação e pensem que ela fica apenas no âmbito de ter ideias novas.

 

O Open Innovation BR Vitória, que ocorreu terça feira (03), na semana de inauguração do Findeslab, reuniu vários nomes do ramo da inovação, dentre eles, Glaucea Alves, strategist innovation e digital transformation da Delloite, ressaltou a importância da inovação “Apesar da disponibilidade tecnológica dobrar a cada dez anos, 85% dos líderes de empresas acreditam que se eles não fizerem nada em até dois anos, eles estão fadados a perder o time em relação a inovação. Além de uma a cada quatro pessoas entenderem a importância de inovar nas suas empresas”, explica a especialista.

 

A missão do Findeslab é alterar esse quadro investindo em novas ideias e soluções, pois quando a indústria tem acesso à inovação, todo Espírito Santo evolui.

Sem comentários

Postar um comentário