Findeslab: o acesso da indústria à inovação
A inovação sempre esteve presente na história da humanidade, guiando a evolução do mundo. Hoje é palavra forte quando se trata de tornar as indústrias mais competitivas em um mercado cada vez mais moderno e tecnológico. A Findes, que foi criada em 1958 para apoiar o processo de industrialização do Espírito Santo, dá em 2019 mais um passo importante para tornar a indústria capixaba ainda mais forte: lança o FindesLab, que começa a operar em setembro.
O FindesLab é um hub com toda a estrutura necessária para apoiar o setor nesse processo de inovação, conectando o Estado a uma rede internacional de iniciativas, pessoas e entidades inovadoras.
Idealizado pela Findes para facilitar o acesso das indústrias capixabas à inovação, esse ambiente será operado pelo Senai, entidade indutora da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria.
“Somos o acesso da indústria à inovação no Estado para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, associados a negócios de alto potencial de impacto na sociedade e no setor produtivo”, afirma a diretora de Inovação e Tecnologia do Senai-ES, Juliana Gavini.
Ela completa que, com o FindesLab, as indústrias terão contato com programas e o conceito de inovação aberta, conectando os seus desafios a empreendedores que têm potencial para desenvolver soluções inovadoras de forma conjunta.
“Por meio do desenvolvimento de projetos em parceria, o FindesLab atuará de forma articulada com os ambientes de inovação e empreendedorismo locais, com parceiros nacionais e internacionais”, ressalta Gavini.
O FindesLab é um marco para o setor industrial, que historicamente é agente impulsionador da economia do Espírito Santo, responsável por 22% de seu PIB e gerador de valor para a sociedade. Um marco também para a história da federação que, ao completar 61 anos de existência, reafirma o seu compromisso com a indústria capixaba: ser a porta de acesso à tecnologia e à informação para solucionar os desafios de seu tempo.