Findeslab: Triágil desenvolve solução com inteligência regulatória que facilita análise de procedimentos da Unimed Vitória  | Findeslab

Findeslab: Triágil desenvolve solução com inteligência regulatória que facilita análise de procedimentos da Unimed Vitória 

Findeslab > Edital de Inovação  > Findeslab: Triágil desenvolve solução com inteligência regulatória que facilita análise de procedimentos da Unimed Vitória 

Findeslab: Triágil desenvolve solução com inteligência regulatória que facilita análise de procedimentos da Unimed Vitória 

Dificuldades, oportunidades e o trabalho em conjunto foram apontados no encerramento do Programa de Empreendedorismo Industrial (PEI) 

 

O encerramento do Programa de Empreendedorismo Industrial continua a todo vapor. Agora foi a vez da startup Triágil e a empresa Unimed Vitória encerrarem os trabalhos, que resultaram na solução desenvolvida com inteligência regulatória e de auditoria médica. A partir de algoritmos preditivos, cerca de 50% das autorizações são feitas automaticamente pela ferramenta, minimizando os prazos e riscos de judicialização.

   

A solução é capaz de analisar e decidir de forma rápida a aprovação ou não de grande parte dos procedimentos, independentemente da figura do auditor médico, minimizando os desperdícios e os custos com autorizações de procedimentos desnecessários e multas impostas pela Agência Nacional Suplementar (ANS).  

 

Outra vantagem é que a Unimed Vitória pode deslocar os auditores médicos para se ocuparem de casos mais complexos ou estratégicos que exigem um olhar personalizado. Ao oferecer maior agilidade e assertividade na autorização de exames e cirurgias, a operadora contribui para uma melhor experiência de seus pacientes. 

 

O projeto, que resultou numa solução que agiliza a rotina e traz resultados aos profissionais envolvidos, também visa melhorar a experiência do beneficiário Unimed. O gerente de Regulação e Relacionamento com Rede, Douglhas Zatta De Moraes, gestor responsável pela condução do projeto na Unimed Vitória, conta um pouco mais. 

 

“A ferramenta foi pensada também no bem-estar do beneficiário, em apresentar uma solução amigável, com respostas ágeis, melhorando a percepção de valor diante da operadora Unimed Vitória e regular procedimentos que não estão bem indicados, evitando que ele seja submetido a procedimentos experimentais e impróprios. Os resultados já alcançados pela solução estão gerando muito valor, pois em média os auditores médicos levavam 2,5 dias para avaliação das solicitações de procedimentos definidos para análise e a inteligência artificial (IA) desenvolvida executa esta mesma análise em 12,5 segundos”, ressalta.  

 

A parceria, o apoio e a oportunidade em participar do Programa foi apontada pelo médico e diretor técnico da Triágil, Fábio Madureira. “Essa experiência foi enriquecedora no crescimento profissional, como empreendedor, pois foi a primeira vez que atuei como líder de projetos. E o sucesso desse projeto reflete a nossa vontade e o interesse da Unimed Vitória de participarmos juntos do desafio do segundo ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial”, diz. 

 

Parceria entre empresa e startup 

 

O próposito alinhado entre staurp e empresa foi vital para  execução e o bom desempenho do projeto, avalia a gerente de Estratégia, Inovação, Projetos e Processos da Unimed Vitória, Janaina dos Santos Betzel Carvalho. “A maturidade no alinhamento das expectativas da parceria entre Unimed Vitória e Triágil foi fundamental para o sucesso do projeto. Só temos a agradecer a parceria com o Findeslab e dizer que não esperamos menos do novo desafio no segundo ciclo do Programa, sempre com foco na agilidade para o atendimento dos beneficiários da operadora”, finaliza.  

 

A coordenadora de Gestão da Estratégia e Inovação, Camila Helena Freitas Gomes, ponderou que a parceria ajudou no crescimento da inovação interna da Unimed Vitória. “Os projetos com o Programa trouxeram reconhecimento junto a alta gestão da Unimed Vitória”, diz. 

 

O trabalho coletivo entre empresa e Startup foi elogiado pela gerente de inovação do Findeslab, Naiara Galliani. “A integração entre Unimed Vitória e Triágil vem desde o início e o amadurecimento é nítido, com a busca em gerar valor e ter um bom ano de desenvolvimento. Fruto disso tudo é o desdobramento dessa relação com a continuidade da parceria que, veio através do Programa de Empreendedorismo Industrial Findeslab 2019, e vai permanecer no segundo ciclo do Programa 2020, além da contratação em paralelo que ocorre entre Unimed Vitória e Triágil”, destaca. 

 

Programa do FindesLab 

 

O fundador e CEO da Triágil, Gustavo Carneiro Rocha, agradeceu a toda equipe FindesLab e destacou a relevância do Programa. “A iniciativa é o melhor Programa de Inovação que participamos desde 2017, quando começamos a empreender, e é um grande diferencial para a história da Triágil. Agradecemos a parceria com a Unimed Vitória no desenvolvimento de soluções tecnológicas que fortaleçam   as experiências dos pacientes, custo-efetividade e a sustentabilidade do setor de saúde suplementar”, pontuou. Gustavo citou como o trabalho conjunto – liderado pelo Douglhas internamente na Unimed – foi fundamental para tornar a comunicação fluida com as lideranças da Cooperativa e para o sucesso da solução.

 

Para Douglhas, gestor responsável pela condução do projeto na Unimed Vitória, o trabalho continua. O próximo passo é a inclusão de mais variáveis de análise e aperfeiçoamento da IA através de treinamento. “E a expectativa futura da Unimed Vitória é que a IA possa analisar o potencial de doenças e/ou intercorrências médicas que serão necessárias em cada paciente com base no histórico de exames realizados”, enfatiza.

 

Selo de participação 

 

responsável pelo Programa no Findeslab, Juliana Binda, reforçou a assertividade da equipe da Triágil na condução do projeto e preocupação pela busca da qualidade, comprometimento e qualidade na entrega.  

 

Vale ressaltar que desde o Programa, no decorrer de 2020, promoveu mais de 800 ações entre capacitações, mentorias, assessorias e monitoramentos do desenvolvimento da solução. Esse trabalho foi realizado junto com a equipe de profissionais do Findeslab e do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (ISTEO-ES). 

 

No encerramento, os participantes receberam o certificado de participação e o selo de empresa parceira Findeslab para utilizar em seus materiais institucionais, concedido às startups que cumprirem com os objetivos dos desafios.  

Sem comentários

Postar um comentário