Inovação aberta impulsiona o setor da aviação!
Primeiro teste com avião autônomo contou com a ajuda da inovação capixaba
A tecnologia implantada no primeiro teste com avião autônomo no Brasil é um aperfeiçoamento do modelo deautomação do Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), o veículo autônomo desenvolvido pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) que percorreu 74 quilômetros, partido do Campus de Goiabeiras, em Vitória, até a Praia de Meaípe, em Guarapari.
Durante 6 meses, pesquisadores da Embraer, em parceria com a Ufes, atuaram em modelos matemáticos, integração e adaptação para uma aeronave e mapeamento do espaço onde o teste iria acontecer.
O Teste
O sistema autônomo, que possui sensores a laser, GPS, câmeras e inteligência artificial foi acoplada em um protótipo de aeronave do tipo Legacy 500. A trajetória traçada passou por inúmeros testes antes de partir para pista. O sistema foi responsável por frear, acelerar e conduzir a aeronave na pista.
O ensaio foi realizado na última semana de agosto, na Unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo e contou com o acompanhamento de dois pilotos que estavam na cabine. Eles atuariam caso houvesse algum problema.
Confira o teste!
Inovação é progresso
A aposta da Embraer em abrir suas portas para a inovação aberta reflete a nova realidade das empresas. Elas precisam inovar para continuar competitiva no mercado. É esse o foco do Findeslab, possibilitar esse modelo de inovação conectando instituições, como a Ufes que faz parte do nosso ecossistema, com empresas que desejam inovar. É estimular o progresso!