Metodologia desenvolvida no Senai ES será replicada em todo o Brasil | Findeslab
logo

Somos um hub de inovação para a indústria.

Apoiamos as empresas e os empreendedores em todo o processo de inovação, dos desafios às soluções.

Facebook

4 days ago

FindesLab

💡 Hoje realizamos mais uma visita, desta vez à Villoni Alimentos, que há mais de 45 anos faz parte das refeições dos capixabas e que continua a se reinventar. ⁣ 🍝

É cultivando a proximidade com a indústria que o Findeslab encontra oportunidades de inovação para apoiar. Quer bater um papo conosco? ⁣


#findeslabpertodaindustria
#findeslab #inovaçãocapixaba
... See MoreSee Less

View on Facebook

Metodologia desenvolvida no Senai ES será replicada em todo o Brasil

Metodologia desenvolvida no Senai ES será replicada em todo o Brasil

A metodologia desenvolvida pelo Senai ES e que vem ajudando empresas de diversos portes a aumentar a produtividade e reduzir desperdícios agora poderá ser utilizada em todo o Brasil. É que a nossa Mentoria Lean foi selecionada pelo Senai Nacional para ser replicada nos departamentos regionais dos outros estados do país.

Uma das consultoras em Lean Manufacturing do Senai, Simere Mendes Carvalho, contou como foi a experiência com a primeira turma que recebeu o treinamento para multiplicar o conhecimento sobre a Mentoria Lean.

“ Serão dez estados que vão passar pelo treinamento, ao todo. Esses locais serão anfitriões para outros Departamentos Regionais e funcionarão como multiplicadores da metodologia”, explicou.

Para ensinar como funciona a Mentoria Lean e o Lean game, um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, também desenvolvido pelo Senai ES, Simere e o consultor Jorgean Rodrigues foram até Brasília, onde passaram 3 dias explicando o funcionamento da metodologia.

“Nesses 3 dias, basicamente replicamos a metodologia estruturada, as regras, como se joga, os pontos de atenção; a estruturação e aplicação do jogo. Além disso, cada DR participante ganhou um exemplar do jogo”, declarou.

       Consultores Simere e Jorgean em Brasília

 

Parceria com o Governo Federal

A Mentoria Lean do Senai ES foi selecionada pelo DR para ser aplicada a empresas do país por meio de uma parceria entre o Senai e o programa Brasil +, do Governo Federal. Assim, as empresas interessadas em contratar o programa terão subsídio custeado pelo governo.

Para chegar ao modelo final, que deve começar a ser divulgado e aplicado em todo o Brasil a partir do próximo dia 18 de fevereiro, foram feitas pequenas adaptações no modelo construído em terras capixabas para incluir aperfeiçoamento profissional.

 

Saiba o que é e como funciona o Lean Game

O Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar as ferramentas e conceitos de manufatura enxuta para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo do treinamento é possibilitar a vivência dos participantes nos princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação de forma lúdica e inovadora na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.

Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.

Por Elaine Maximiniano

Sem comentários

Postar um comentário

Comentar
Nome
Email
Website