Mican desenvolve hardware de baixo custo para a ISH no Programa de Empreendedorismo Industrial
Tecnologia foi comemorada pelas empresas na reunião de encerramento do ciclo
Um hardware de baixo custo que faz a coleta e o processamento de imagem, e que permite a análise de perfil e do fluxo de público no interior de uma loja física. Esse foi o resultado do desafio da startup Mican Tecnologia para a empresa ISH Tecnologia no 1º Ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab.
O projeto “IOT e visão computacional de baixo custo para o varejo”, proposto e executado pela startup, utiliza infraestrutura com vários níveis de comunicação, computação em nuvem, visão computacional, inteligência artificial e ciência de dados. O status da inovação proposta tem como diferencial a otimização de custos para estabelecimentos físicos, além de gerar maior controle sobre o público. Já do ponto de vista social, traz melhor qualidade e agilidade de atendimento dentro dos estabelecimentos que têm a tecnologia implantada. O resultado da ferramenta desenvolvida foi comemorado entre as empresas na reunião de encerramento do ciclo.
“Cada tipo de desafio tem características e resultados diferentes. E a proposta da Mican se diferenciou pela competência técnica. O trabalho de equipe, entre Mican, ISH e Findeslab deu certo e funcionou”, pontua a gerente de inovação do Findeslab, Naiara Galliani.
Durante a reunião, o CEO da Mican, Michael André Gonçalves, foi lembrado de que a solução foi elaborada para o varejo e o seu lançamento no mercado foi próximo ao período de isolamento devido à pandemia da Covid-19, o que impactou no fechamento do comércio em todo o país. “Essa foi a primeira barreira, o que dificultou a coleta de dados”, apontou, e ponderou ainda sobre o apoio do Findeslab na utilização de recursos para o projeto e sobre como realizar a prestação de contas. “Recebi bastante suporte e fez a diferença”, afirmou.
A colaboração da ISH também impactou positivamente, segundo ele. “Durante todo ano, o projeto esteve próximo à ISH e ao Instituto Senai, trabalhando em conjunto, alinhados, e a sinergia foi muito boa”, destacou Michael.
A parceria e o trabalho em equipe também foram lembrados na reunião. “Todos caminharam com o mesmo propósito. Chegamos ao fim de um ciclo e comemorar o sucesso é importante”, disse Odair da Silveira Gonçalves, Cybersecurity Product Manager da ISH.
“A Mican mostrou ter conhecimento técnico para buscar alternativas para atingir os objetivos. Foi muito legal e gostei de ter participado do projeto, desde o processo de seleção”, pontua Vinicius Carvalho Eccher, Scrum Master da ISH.
Selo e Programa
Ao final de reunião, o Findeslab apresentou o certificado de participação e o selo de empresa parceira do hub de inovação da indústria, concedido às startups que cumprirem com os objetivos dos desafios para utilizarem em seus materiais institucionais.
A primeira chamada do Programa de Empreendedorismo Industrial foi realizada em 2019. O edital foi lançado no dia 6 de setembro e contou com 14 desafios propostos por oito grandes empresas: além da ISH, a ArcelorMittal, Shell, Vale, Fortlev, CDTIV, Soma Urbanismo e Unimed.
*Por Fernanda Gomes