Programa de Empreendedorismo Industrial: Day One reúne empresas e startups no Findeslab

Programa de Empreendedorismo Industrial: Day One reúne empresas e startups no Findeslab

Findeslab > Programa de Empreendedorismo  > Programa de Empreendedorismo Industrial: Day One reúne empresas e startups no Findeslab

Programa de Empreendedorismo Industrial: Day One reúne empresas e startups no Findeslab

A semana iniciou animada no hub de inovação, com o Day One do 3º Ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial, realizado na última segunda (29), na sede do Findeslab.

 

A etapa de conceito é a fase de construção dos planos dos 28 projetos propostos pelas Startups selecionadas, e isso envolve conceito dos negócios e das tecnologias, para as nove empresas parceiras – ArcelorMittal, Banestes, CDTIV – Prefeitura de Vitória, EDP, Fortlev, ISH, Samarco, Unimed e Vale.

 

O bate-papo contou com a apresentação do programa pela gerente de inovação do Findeslab, Naiara Galliani, e também da participação do coordenador de inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional, Edmilson Queiroz, que destacou o apoio do Senai ES para a execução das soluções tecnológicas.

 

Outro ponto importante do dia foi o depoimento dos sócios da Obrazul, Pedro Henrique de Oliveira Pinto e Gardel Matoso, startup que participou do primeiro ciclo do Programa e foi investida pela Fortlev. “Aproveitem essa oportunidade de trocar experiências, de aprender e investir nesse mercado aqui no Espírito Santo”. Pedro ainda comentou dos frutos colhidos como a mudança da sede de Minas Gerais para o Espírito Santo, a abertura de 100 postos de trabalho e o aumento do faturamento em 90%.

 

A tarde foi cheia de informação e também de novidade. Isso porque nesta edição os participantes contam com o apoio da Persora, com os líderes Milena Nascimento e Leonardo Bastos, para atuar na gestão de cultura e pessoas no “Pilar Empreendedor” do Programa.

 

Ao final da fase será realizado o Demoday, evento de apresentação dos projetos, no dia 20 de janeiro de 2022, para definição daqueles que seguem para a etapa de desenvolvimento.

 

Corporates e Startups compartilharam suas impressões sobre o Programa. Confira!

“No ano passado o Banestes se organizou internamente para ter uma área com um olhar para a inovação aberta e corporativa. Buscamos parcerias, principalmente no Espírito Santo, e encontramos o Findeslab, que é referência na área no Estado e está no terceiro ciclo do Programa. Seria uma boa oportunidade de aprender sobre o tema e construir junto com quem já está no mercado fazendo isso, e é especialista em inovação”.

Isis Parteli, líder de Criatividade e Inovação no Banestes

“Nossa participação no primeiro ciclo do Programa, junto com a empresa parceira Shell Brasil, alavancou a Dersalis, após os desafios, barreiras de entrada, fazer o projeto rodar, e que conseguimos superar em conjunto com a empresa. Após passar por esse processo de amadurecimento, nossa grande expectativa nessa etapa é conseguir aperfeiçoar o que temos de melhor, planejar, se envolver com a dor da empresa e entender como o nosso trabalho pode contribuir na operação deles. Agora a expectativa é construir uma solução para colher novos frutos como fizemos no primeiro ciclo”.

Paola Pansini, diretora de Pesquisa da Dersalis

“Estamos tocando dois desafios do segundo ciclo, que estão indo muito bem, com boas entregas das startups e do Instituto Senai de Tecnologia do ES. Neste terceiro ciclo, agora que conhecemos as ideias e as soluções de cada desafio, a expectativa é alta em conseguirmos resolver os problemas que temos. As startups que estão participando são boas, assim como a qualidade das ideias propostas. Agora é amadurecer o conceito e trabalhar no plano em si”.

Gil Ribeiro Vilela Neto, membro da gerência de Desenvolvimento de Novos Negócios e Inovação da Samarco

Desde o primeiro ciclo tem sido um aprendizado contínuo e sempre em parceria com o Findeslab. Participamos de todos e conseguimos excelentes soluções em cada um. Este ano temos desafios focados em reduzir a emissão de carbono e reforçar o uso do aço na construção civil, fugindo das propostas anteriores. E, conseguimos startpus com propostas promissoras, com desafios disruptivos, e estamos animados com a possibilidade de encontrar boas soluções”.

Lincoln Rezende, gerente de Inovação Digital da ArcelorMittal

 “Estamos com uma expectativa muito boa, pois a EDP possui bem definido a solução para os seus desafios. Viemos de Belo Horizonte para o Day One e valeu muito a pena, pois recebemos uma introdução muito boa do que vem pela frente. Estamos com a expectativa de entregar e levar escalabilidade para as indústrias, ao mesmo tempo em que também queremos ser escalados pelo processo de aceleração do Findeslab”.

Antônio Abreu Filho, CTO da TerraQ

 “Nossa expectativa em relação as empresas que foram escolhidas nessa última fase são as melhores. Elas propuserem coisas completamente diferentes, e foi por isso que resolvemos trazer as duas para essa última fase. Pois é importante conseguirmos ver a capacidade de execução do piloto até janeiro do ano que vem e se irão conseguir entregar a nossa proposta”.

João Bacalhau, Engenheiro de Planejamento da EDP

Visita

 

E o dia não parou por aí! A equipe do hub de inovação recebeu a visita do superintendente de Tecnologia e Inovação do Senai | CNI, Jefferson Gomes, que conheceu as instalações do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional e do Findeslab, e conheceu um pouco sobre as atuações do Senai ES.

Sem comentários

Postar um comentário