Qualidade e nível das soluções, surpreendem as empresas no nosso Programa de Inovação Aberta | Findeslab

Qualidade e nível das soluções, surpreendem as empresas no nosso Programa de Inovação Aberta

Findeslab > Edital de Inovação  > Qualidade e nível das soluções, surpreendem as empresas no nosso Programa de Inovação Aberta

Qualidade e nível das soluções, surpreendem as empresas no nosso Programa de Inovação Aberta

Durante o Programa de Empreendedorismo Industrial, existem várias etapas! Desde as inscrições, até o pitch final no grande dia, no Demoday! E, durante essa jornada, existe a fase das entrevistas, que é a hora das empresas conversarem, tirarem dúvidas, conhecerem melhor as ideias e as startups. Momento em que as empresas analisam de forma mais aprofundada e técnica, as propostas apresentadas.

 

Nessa 4ª edição do Programa de Inovação Aberta, tivemos 9 empresas parceiras: ArcelorMittal, Banestes, EDP, Cesan, Fortlev Solar, Samarco, Suzano, Unimed e Vale. Durante os dias 08 a 18/11, elas entrevistaram e avaliaram mais de 71 propostas, de startups de todo o Brasil. Esse ano, tivemos propostas de 12 estados diferentes (PA, PE, BA, GO, MG, ES, RJ, SP, PR, MS, SC, RS).

Entrevista com o Banestes – uma das 9 empresas parceiras

Nas entrevistas, várias ideias surpreenderam os analistas! São ideias inovadoras, com tecnologias avançadas e que trazem soluções concretas para as empresas. Vejam algumas tecnologias que se destacaram:

 

  • Digital Twin: sistemas que utiliza diversas tecnologias de hardware e software para espelhar um processo industrial de forma a ser possível simular cenários e otimizar parâmetros.

 

  • Metaverso: é um ambiente imersivo que possibilita a interação em um mundo digital para realizar atividades diversas como por exemplo, ir ao banco, fazer exercícios e visitar a família. Uma variante desta tecnologia permite a realização de simulação de sistemas e processos integrando com algoritmos computacionais. Ainda é possível integrar com a realidade aumentada, a qual busca mesclar o ambiente físico com o digital de forma que através de dispositivos móveis ou óculos especiais, seja possível interagir com o físico e o digital.

 

  • Robótica autônoma: utilização de robôs sem necessidade de operação durante sua utilização, podendo ser associado a robótica móvel e colaborativa.

 

  • Modelagem 3D: utilização de software paramétrico para o desenvolvimento de modelos computacionais 3D, sendo utilizado para o desenvolvimento de máquinas, produtos e protótipos.

 

  • IoT: rede de comunicação sem fio utilizando sensores inteligentes conectados à nuvem, possibilitando a coleta de dados de maneira distribuída e remota.

 

  • Block Chain: mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento de informações em uma rede pública ou privada, em que as transações e dados são imutáveis após a sua verificação, facilitando a rastreabilidade de transações financeira e compartilhamento de informações.

 

  • Inteligência Artificial, Aprendizado de máquina e Redes Neurais: algoritmos computacionais que utilizando técnicas matemáticas e estatísticas para criar representações do conhecimento humano. Tais técnicas podem ser utilizadas para controlar máquinas, prever fenômenos e reconhecer padrões de comportamento.

 

  • Sensoriamento remoto, câmeras hiperspectrais, LiDAR e Visão Computacional: é a utilização de sensores orbitais que operam em numerosas e estreitas faixas espectrais baseando-se na reflexão de ondas da luz. O LiDAR por sua vez utiliza pulso de laser para mapear objetos em ambientes fechado e abertos de forma a recriá-los digitalmente em modelo 3D. A visão computacional é a utilização de câmeras digitais e sensores óticos juntamente com a utilização de algoritmos para reconhecer cenas, objetos e padrões no mundo real.

 

Ao todo 36 projetos estão habilitados e foram aprovados para a próxima fase que é a Etapa Conceito! A etapa conceito é a fase de construção dos planos de projetos das startups participantes do Programa. O objetivo é validar o conceito dos negócios e das tecnologias propostas e construir o plano de projeto para o desenvolvimento dos protótipos. Ao final desta fase será realizado um evento de apresentação dos projetos (Demoday), com a escolha daqueles que seguem para a etapa de desenvolvimento.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.