Startups brasileiras se juntam para criar hub de inovação na Alemanha
Com o sucesso do Brazilian Indtechs in Germany – BiG2023, startups brasileiras estão tendo avanços significativos no cenário internacional de inovação. A grande novidade da vez é que cinco indtechs aqui do país se juntaram e criaram um hub de inovação na região de Stuttgart, na Alemanha. Digimet Solutions, HEDRO, Infinite Foundry, Melvin e Quality Storm querem se consolidar ainda mais no mercado alemão e, para facilitar esse intercâmbio de inovação e negócios, decidiram criar um hub na região.
O hub de inovação ganha o nome de Brazilian Indtech-Hub Germany, em homenagem ao programa de internacionalização do Findeslab, onde tudo isso começou, em abril de 2023. Essas startups voltadas para soluções das indústrias participaram do programa, junto com outras cinco indtechs e viveram uma imersão no ecossistema de inovação da Alemanha. Agora, com uma base na região, as empresas brasileiras vão focar em encontrar soluções inovadoras de ponta para a indústria 4.0, agora também na Alemanha.
Com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim, a iniciativa tem como objetivo conectar indústrias de manufatura alemãs com empresas brasileiras especializadas em tecnologia industrial. A ideia é fornecer as tecnologias de ponta desenvolvidas no Brasil, não só para a Alemanha, mas para o mundo todo.
O estabelecimento dessas indtechs brasileiras na Região de Stuttgart é um marco significativo na busca por colaboração e intercâmbio de conhecimentos entre o Brasil e a Alemanha. Além disso, demonstra o compromisso das empresas brasileiras em expandir suas operações e fazer parte do cenário de inovação da região alemã, como conta Brahim Neto, gerente de negócios da Quality Storm, startup fornecedora de sistema digital para execução e gestão de processos de inspeção industrial.
Durante 10 dias de viagem, as indtechs selecionadas visitaram grandes indústrias da região, participaram da Hannover Messe, que é uma das maiores feiras mundiais de desenvolvimento da indústria, fizeram rodadas de negócios com empresas locais, conheceram a cultura local e muito mais. Mas, não parou por aí, em julho, 3 meses depois do BiG, seis indtechs foram convidadas a voltarem para Alemanha. Elas foram selecionadas para o Startup Welcome Package, um programa de negócios e inovação, que ajuda startups internacionais a encontrar clientes reais e parceiros de inovação na Alemanha, na região de Stuttgart.
De acordo com a gerente de inovação do Findeslab, Bianca Rodrigues, iniciativas como esta fortalecem o papel do hub de inovação capixaba e abrem portas para que possamos alavancar ainda mais a internacionalização de startups. “Estamos altamente comprometidos em preparar os caminhos que viabilizem a entrada das indtechs brasileiras no mercado internacional e estamos buscando nos tornar cada vez mais referência em programas como esse”.