Curso “Startup-se” fomenta o empreendedorismo no ES
Com o objetivo de criar 1000 startups em todo o estado, a MCI, junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo e o Sebrae, criou um projeto de Habitats, que visa fomentar ainda mais o empreendedorismo no Espírito Santo. O Findeslab por sua vez, se inscreveu nesse projeto e entrou para ajudar na sensibilização das pessoas físicas, através da introdução de conceitos do mundo da inovação e das startups. E foi assim que surgiu a ideia de criar o curso “Startup-se”.
No curso “Startup-se”, o futuro empreendedor participa de uma trilha de conhecimento, onde ele aprende desde o conceito do que é uma startup, passa pela criação de uma ideia inovadora, conhece os trâmites legais para abrir um CNPJ e, por fim, entende como mensurar os resultados do seu negócio. Uma jornada e tanto para quem quer começar! Tivemos turmas tanto online, que foi aberta ao público em geral, como também presencial para os alunos do Senai, tudo isso de graça.
Quem ministrou e montou todo o curso foi a Izis Daumazio, analista de inovação do Findeslab. “O curso ‘Startup-se’ ensina não só a abrir uma startup, mas semeia a inovação em diversos setores, fortalecendo nosso ecossistema empreendedor. Uma startup de cada vez, plantando o conhecimento diariamente, estamos transformando o futuro”, disse ela.
Foram 5 semanas de muito conteúdo, aprendizagem e muita conexão! Algumas pessoas já chegaram com algumas ideias prontas, outras já são empreendedoras, mas não sabiam como administrar, outras queriam entender melhor como funciona o mundo da inovação… Enfim, foram vários objetivos que trouxeram os alunos até aqui. Foi uma linda jornada de capacitação, onde eles aprenderam tudo sobre uma startup, tiveram contato com cases, conheceram os principais desafios enfrentados e puderam se aventurar no mundo da inovação.
Durante o curso, Izis Daumazio, recebeu convidados super especiais para ministrar algumas aulas específicas. Nessa trilha do conhecimento, tivemos a participação da Luciana Pontes, analista em Novos Negócios, Anna Coser, gestora de projetos, Júlia Lauers e Lorena Amorim, especialistas em Prototipagem e João Vitor Freire, CEO da Endelevo, uma startup parceira do Findeslab. Todas eles trouxeram aulas enriquecedoras para o nosso curso “Startup-se”.
Encerramos no final de novembro, 2 turmas do curso “Startup-se”, uma com os alunos do SENAI, de forma presencial, e outra com pessoas em geral, de forma online. E, não vamos parar por aí, a ideia é abrir mais turmas no ano de 2024, para capacitar ainda mais pessoas e fomentar ainda mais a inovação no nosso estado!