Lume Robotics e Vale encerram primeiro ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial

Lume Robotics e Vale encerram primeiro ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial

Findeslab > Programa de Empreendedorismo  > Lume Robotics e Vale encerram primeiro ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial

Lume Robotics e Vale encerram primeiro ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial

O resultado foi um projeto que disponibilizará de forma automática e instantânea as informações de identificação de locomotivas, com histórico de tempos e movimentos na oficina

 

Sistema Lume de Monitoramento de Oficina de Locomotiva. Essa foi a solução entregue pela Lume Robotics para a Vale no primeiro ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial, principal projeto de inovação aberta do Findeslab, iniciado em 2019. O feito foi comemorado entre as empresas participantes durante o encerramento on-line promovido no dia 06 de outubro.

 

A iniciativa conecta desafios de grandes empresas capixabas a soluções propostas por startups. Foi assim que a Lume Robotics desenvolveu para a Vale um sistema. O projeto disponibilizará de forma automática e instantânea as informações de identificação de locomotivas, bem como o seu tempo de permanência em cada etapa da oficina e a presença de trabalhadores nesses locais. Dessa forma, a gestão do processo será municiada com informações precisas e tempestivas, possibilitando a tomada de medidas para evitar atrasos.

 

“Foi uma oportunidade bem desenhada, onde nós enxergamos que a tecnologia poderia ser utilizada para resolver o problema. E durante a execução do projeto, percebemos a oportunidade de empregar tecnologias de inteligência artificial, visão computacional e veículos autônomos, em outras demandas da Vale”, pontua o diretor financeiro da Lume Robotics, Raphael Carneiro.

 

O sistema disponibilizará ainda um histórico de tempos e movimentos das locomotivas na oficina de manutenção, possibilitando análises estatísticas e identificação de gargalos no processo. O escopo proposto foi de um projeto-piloto em escala reduzida, visando a validação de um produto mínimo viável (MVP) em ambiente real de operação, abrangendo apenas os principais pontos de observação de cinco postos de serviço no Galpão de Inspeção.

 

“A resiliência, a persistência do grupo, a colaboração e a demonstração de interesse contribuíram para o resultado do trabalho. Agora, estamos trabalhando em uma formalização dos benefícios para colocar o produto em escala”, disse o Business Partner de Tecnologia da Vale S.A., Adilson Andreão. 

 

Resultados da inovação aberta

 

A empresa e startup receberam o selo e o certificado de participação no Programa de Empreendedorismo Industrial, como concretização e êxito no desenvolvimento da solução.

 

“O Programa é uma porta de entrada que proporciona um primeiro contato entre a corporate e a startup, ou seja, uma forma de abrir a porta para que a startup possa começar um relacionamento com a corporate e mantê-lo após o Programa”, destacou a especialista de Inovação do Findeslab, Juliana Binda.

 

A Lume tem atuado ativamente no ecossistema capixaba de inovação e avançado pelo País. A startup desenvolve projetos de veículos autônomos em quatro estados em diferentes tipos de veículos, incluindo carros de passeio, caminhões rígidos e articulados e até caminhões ultra pesados com capacidade de carga de 700 toneladas, sempre voltados para operações dentro de indústrias. “A Lume tem sido também requisitada por fundos de investimentos para que possa escalar sua operação de forma mais acelerada”, disse Juliana Binda.

 

O diretor Executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini, falou também da importância da iniciativa de inovação aberta. “Os programas estimulam as empresas capixabas nascentes a terem esses contatos com as grandes indústrias que são demandantes de projetos de tecnologias inovadoras. Isso dá uma oportunidade para as startups se estabeleceram, cresceram e gerarem negócios aqui”, ponderou.

 

Programa

 

No período de um ano e meio, o Programa promoveu mais de 800 ações entre capacitações, mentorias, assessorias e monitoramentos do desenvolvimento da solução. Esse trabalho foi realizado junto com a equipe de profissionais do Findeslab e do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional.

Sem comentários

Postar um comentário