
Programa Indtechs in Espírito Santo gera mais de 400 conexões em um dia

Ana Amaro, mestre de cerimônia da Rodada de Negócios
A 1ª Rodada de Negócios do Programa IES gerou mais de 400 conexões entre Indtechs de todo o Brasil e indústrias do Espírito Santo. Esse foi apenas o ponta pé inicial do IES – Indtechs in Espírito Santo, que contou com 40 empresas e 14 indtechs. A iniciativa inovadora, foi um desdobramento do BiG – Brazilian Indtechs in Germany, o programa de internacionalização de indtechs para Alemanha, da Embaixada do Brasil em Berlim, operado Findeslab.
Durante a viagem para a Alemanha, com as 10 indtechs selecionadas para o programa, vimos o potencial de trazer tais soluções e tecnologias também para as indústrias capixabas. Convidamos então as TOP-20 do BiG2023 e algumas indtechs locais, para participarem de uma imersão no ecossistema de inovação capixaba. Algumas delas nunca tinham vindo para o estado e se encantaram com o nosso ecossistema, que está cada vez mais forte e representativo. Para elas, o evento foi muito enriquecedor, pois conseguiram estreitar laços com as empresas aqui do ES. Foi match total!
“O Speed Dating foi excelente, estamos com 6 oportunidades muito boas e 2 delas com potencial enorme”, disse Cássio Barbosa, CEO da Hedro. Ele é de Minas Gerais e foi a primeira vez que veio ao estado para negócios, de onde também saiu com grandes amigos. “Gostei muito de Vitória e me senti muito bem acolhido. Espero estar de volta na nave de vocês, que é o hub de inovação mais legal que eu já estive”, completou.
Foram 7 dias intensos e de imersão no ecossistema de inovação capixaba. Além da Rodada de Negócios, as indtechs também participaram do ESX, o maior evento de inovação do Espírito Santo. Por lá eles participaram de podcasts, palestras, rodas de conversas e puderam se conectar ainda mais com o nosso ecossistema. O ESX contou com mais de 80 startups de todo o estado, a presença das maiores empresas e instituições locais e mais de 10 mil visitantes.
“A missão IES foi sucesso incrível! Além das visitas programadas, realizamos mais 3 visitas e uma ótima reunião, frutos da Rodada de Negócios. A equipe Findeslab mais uma vez deu um show na organização, estou de queixo caído com o trabalho dessa galera. Mil parabéns!”, Paulo Narciso, CEO da Harbor.

Edvaldo Almeida, Prefeitura de Colatina; Douglas Passamani, executivo de TI Marbrasa; Bianca Souza, gerente de Inovação Findeslab; Raiane Reinholz, novos negócios Findeslab; Paulo Narciso, CEO Harbor; e Claudio Godbach, Idealizador do BiG
Dentro da programação do IES, eles também visitaram duas grandes empresas parceiras do Findeslab, a ArcelorMittal, líder mundial em siderurgia e a Vale, gigante da mineração. Além disso, eles viveram experiências culturais e gastronômicas, onde visitaram pontos turísticos do ES e puderam experimentar a famosa e tradicional Moqueca Capixaba.
“Agradeço a toda equipe envolvida pela organização do evento. Foi um evento de alto nível com agendas riquíssimas de network e aprendizado. Pra mim, o Findeslab é hoje um dos hubs mais preparados para Indtechs e tenho muito orgulho de ser parceiro desde o início do projeto”, Pâmella Campos, gerente de vendas da TCX.

Visita na Vale
Os feedbacks foram muito positivos! O grande objetivo com o IES era agregar valor, tanto para as indtechs, quanto para a indústria. O nosso maior propósito, como um todo, é trazer soluções inovadoras, para que a indústria capixaba consiga se desenvolver, transformar e evoluir cada vez mais. Estamos no caminho certo e essa foi apenas a primeira, de muitas outras iniciativas que vêm por aí. Aguardem!