Vale e Multicast comemoram participação no Programa de Empreendedorismo Industrial | Findeslab

Vale e Multicast comemoram participação no Programa de Empreendedorismo Industrial

Findeslab > Programa de Empreendedorismo  > Vale e Multicast comemoram participação no Programa de Empreendedorismo Industrial

Vale e Multicast comemoram participação no Programa de Empreendedorismo Industrial

Empresas concluem primeiro ciclo do programa, iniciado em 2019, com solução voltada para gestão de dados

 

Reunião de encerramento aconteceu virtualmente e contou com a participação dos agentes envolvidos na realização do projeto

O Programa de Empreendedorismo Industrial, principal iniciativa do Findeslab, chega a mais um marco: a empresa Vale e a startup Multicast concluem a atuação no programa, após ciclo iniciado em 2019. Elas receberam o selo e o certificado de participação do Findeslab, em encontro de encerramento no dia 07 de junho, realizado virtualmente.

 

O programa conecta desafios de grandes empresas a propostas de solução de startups. Para atender ao desafio proposto pela Vale, a Multicast atuou por cerca de um ano no projeto “Plataforma de confiabilidade de dados de manutenção de ativos”. A solução teve como objetivo facilitar e padronizar a coleta, o tratamento e a entrega de dados sensoreados para diferentes sistemas com interfaces amigáveis e padronizadas, e com capacidade de integração com as soluções Enterprise Resource Planning e outros sistemas já utilizados pela Vale, permitindo a melhoria da confiabilidade dos dados e a facilidade para a gestão da tomada de decisão para todos os sistemas envolvidos na manutenção de ativos.

 

“Temos histórias de sucesso no relacionamento entre a Vale e startups. Na expertise da Multicast encontramos algo que a Vale estava buscando. Esse projeto está sendo desenvolvido atendendo aos padrões da Vale e a grande vantagem é que se abre um mercado pra eles, porque a gente acaba estabelecendo padrões que são normas internacionais. Agora vamos entregar o projeto e preparar a expansão e capacitação deles para atender a outras operações nossas”, afirmou Ely Barbosa, Information Technology –  Enterprise Architecture na Vale.

 

O projeto trouxe diversos impactos positivos dentro do desafio proposto, entre eles econômicos, ambiental, social e, é claro, tecnológico. Isso porque a plataforma pode reduzir custos com manutenção corretiva e melhorar o planejamento de manutenções preventivas; auxiliar no controle de tempo e de recursos e na redução de material utilizado com manutenções inesperadas; alertar situações críticas aos gestores de áreas, reduzindo riscos; além de constar com metodologias e técnicas que podem ser utilizadas em outros desafios dentro do ambiente industrial.

 

A solução encontrada pela Multicast foi aprimorar um produto que já fazia parte do portfólio da startup, o Sense Up Enterprise Hub. “O projeto é escalável e o foco da nossa empresa hoje é evoluir esse produto. Virou nossa missão evitar que códigos (de sistema) sejam escritos sem necessidade para tratar algo que já foi especificado. A gente está super contente com a entrega e com as perspectivas”, comentou Isaac Pereira, co-fundador e diretor de tecnologia da Multicast. A Information Technology da Vale, Vania Trarbach, também comemorou a entrega: “quero agradecer a parceria tanto da Multicast, quanto do setor de open innovation da Vale e do Findeslab. Foi um projeto arrojado, mas a gente já começou a colher frutos e com certeza vai ter maiores aí pela frente.”

 

Encerramento do ciclo

A Vale e a Multicast receberam o selo e o certificado de participação no Programa de Empreendedorismo Industrial, para marcar a conclusão do projeto e o êxito no desenvolvimento da solução.

 

“Esses momentos de encerramento são sempre muito emocionantes. A gente acaba resgatando os pontos de maior destaque e, no caso desse projeto da Muticast com a Vale, foi um super projeto e que tem muitas características do que acontece em uma iniciativa de inovação aberta. E quando chegamos em um momento como esse, vendo os depoimentos percebemos o quanto fomos vitoriosos de chegar ao final do projeto e com novos desdobramentos. É uma grande satisfação, principalmente ao lembrar de toda a trajetória”, afirmou Naiara Galliani, gerente de inovação do Findeslab.

 

O primeiro ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial foi realizado em 2019, com a participação das empresas ArcelorMittal, CDTIV, ISH, Fortlev, Soma Urbanismo, Unimed e Vale. A próxima chamada será realizada em setembro de 2021.

*Por Aline Alves

 

Sem comentários

Postar um comentário