PEI: Chegou a hora de conhecer as startups do terceiro ciclo do Programa
Os projetos selecionados receberão recursos financeiros e todos os benefícios do programa para o desenvolvimento das soluções propostas aos desafios
O terceiro ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial chega ao momento mais esperado! É isso mesmo, vamos conhecer as startups que seguem para o desenvolvimento de seus projetos ao longo de 2022. As selecionadas irão desenvolver as soluções propostas para os desafios das empresas parceiras desta edição.
Durante a etapa Conceito, as startups pré-selecionadas receberam capacitações e trabalharam com o time do Findeslab e Persora aspectos de cultura e perfil empreendedor. Também estruturaram seus Planos de Projeto, um detalhamento de escopo, prazo e entregas do projeto junto a rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação.
Na última semana, as startups apresentaram os pitchs definitivos das propostas, durante o DemoDay. Ficou a cargo das nove empresas parceiras – ArcelorMittal, Banestes, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), EDP, Fortlev, ISH, Samarco, Unimed e Vale – decidirem sobre os projetos selecionados.
Projetos
O terceiro ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab recebeu 153 inscrições em 2021. As startups interessadas em solucionar um dos 18 desafios propostos pelas nove grandes empresas parcerias – por meio da inovação aberta – são de 14 estados.
As propostas passaram por um processo de avaliação, que levou em conta questões como a aplicabilidade da ideia, seu grau de inovação e sua proposta de valor, e apenas 56 seguiram para a fase de entrevistas.
Mas, 28 startups seguiram na disputa para a etapa Conceito, que iniciou com o Day One. Nesta etapa as startups elaboraram os planos dos projetos, com o conceito e as tecnologias envolvidas. A apresentação do projeto foi no Demo Day, realizado no último dia 20 de janeiro.
Nesta edição, o Programa contou com o apoio da Persora, empresa que mapeou a cultura e os perfis comportamentais dos colaboradores das startups e empresas parceiras envolvidos no programa.
Recursos
As nove corporates envolvidas contribuíram para a mobilização dos cerca de R$ 6 milhões para o desenvolvimento das soluções, assim como o Senai Nacional, por meio da Plataforma de Inovação para Indústria, e o Senai ES.
Agora, cada projeto selecionado receberá até R$ 200 mil em recursos financeiros. Durante um ano, elas terão acesso à rede de mentores e especialistas para apoio no desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional e outros institutos da rede atuarão em conjunto às startups para concepção e desenvolvimento de protótipos.
* Por Fernanda Gomes