Chegou a hora de conhecer as startups do Programa de Empreendedorismo Industrial 2020
Chegou o momento mais esperado do Programa de Empreendedorismo Industrial 2020 do Findeslab. E se você respondeu mentalmente que é conhecer as startups que seguem com a nossa equipe de inovação ao longo de 2021 desenvolvendo as soluções propostas para os desafios das nossas empresas parceiras, acertou em cheio.
As startups pré-selecionadas deram um show na última quinta-feira (26) ao apresentarem os pitchs definitivos das propostas, durante o DemoDay. E 14 delas foram escolhidas para seguirem para a próxima fase do Programa.
É importante reforçar que as Empresas Parceiras proponentes dos desafios tiveram autonomia de decisão sobre os projetos selecionados.
Fases
O 2º ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial recebeu 253 inscrições – um aumento de cerca de 31% do número de participantes da edição anterior.
As startups interessadas em solucionar um dos 16 desafios propostos pelas oito grandes empresas parcerias – por meio da inovação aberta – são de 14 estados localizados nas cinco regiões do país, o dobro do alcance da primeira edição.
As parceiras da edição 2020 são ArcelorMitall, EDP Brasil, Fortlev, RealCafé, Samarco, Suzano, Unimed e Vale, que contribuíram para a captação de mais de R$ 5 milhões em recursos para o desenvolvimento das propostas selecionadas. Assim como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); o Sebrae, o Sesi e o Senai Nacional.
Entre os projetos inscritos, 24 foram pré-selecionados após uma fase de entrevistas para iniciar a jornada do programa. As atividades iniciaram no dia 03 de novembro, quando esse grupo passou a elaborar os projetos, alinhar expectativas em um trabalho conjunto com a “Origem by Darwin”. A Origem é uma spin-off da Darwin Startup, uma aceleradora de empresas sediada em Santa Catarina e parceira do Findeslab desde o 1° Ciclo do programa.
Nesta parceria, a Origem, apoia o hub de inovação da indústria na fase de conceito. Durante quase um mês, foi realizado um diagnóstico empreendedor com as selecionadas, uma rodada de entrevistas para entender quem eram os empreendedores por trás de cada startup, as motivações para participar do programa, alinhar expectativas e também conhecer a bagagem de cada uma.
Em seguida, foram realizados workshops de desenvolvimento do cliente (customer development) e de pitch, em uma preparação para o DemoDay.